
Desde a década de 1980, a banda Anabella 78 está na cena do pop rock nacional para fazer do estilo forma de reflexão. O sonho de gravar um DVD autoral, que faltava na carreira do quarteto paulista, se tornará realidade neste sábado (20), a partir das 20h, no Teatro Senai Mário Amato, em São Bernardo. O disco, que terá 18 músicas autorais, celebra a fase profissional e vitória no edital do SESI 2018, após uma peneira com mais de mil bandas.
A disputa foi concorrida. “Estamos muito felizes de ganhar”, comemora Detu Peace, nome artístico do fundador, compositor e vocalista André Paes. O edital premiou o Anabella 78 com espaço para apresentação e recurso financeiro para estruturar o show. O teatro direcionado pelo SESI coincidiu com a vontade do grupo de se apresentar no ABC. “Sabemos que existe um nicho de rock especial aí na região, é empolgante se apresentar onde há aposta forte no ritmo e num espaço equipado e sofisticado”, diz o vocalista.
Ao lado de Detu, estão Mark no baixo, Kaiser na bateria e Marcio Medeiros no teclado, que escolheram entre as mais de 50 músicas compostas, as 18 que melhor representassem as fases vividas pela banda, como um DVD oficial para gravar em São Bernardo. A pegada poética e filosófica passeia também pelo samba rock e rock balada, mas deixa marca no pop rock existencial. “Nós não defendemos um estilo específico dentro do ritmo, mas a arte como modo de revolução interior, de auto conhecimento humano”, declara.
No repertório estão A Escolha, música de trabalho com clipe produzido, A Primeira Vez, Concretos de Isopor, Descendo a Ladeira, Quarto Escuro, Dentro e Fora de Você e Me Desculpe. Para resgatar o sentido existencialista e ir além de questões materiais, a banda quer no futuro continuar com os trabalhos autorais e a participação em editais. “As composições autorais são formas de dialogar com a rotina das pessoas, instigar a diferença nelas mesmas. Não se limita a criticar ou tomar partido porque não temos a razão absoluta”, esclarece o compositor, ao afirmar que a veiculação de álbum com os lançamentos também está previsto.
Eclético
A expectativa para a gravação do disco é alta e marca a fase mais profissional e independente. Ainda de acordo com o fundador da banda, o público está cada vez mais eclético e o pop rock engata como tendência novamente. “O nosso legado é de levar o estilo para quem ainda não teve acesso, quebrar os preconceitos e mostrar esse rock como poder de engajamento”, afirma.
Formações, composições e letras cheias de histórias para contar fazem parte dos mais de 30 anos do Anabella 78. A banda, porém, ganhou mais holofotes em 2017. Isso porque o produtor Rick Bonadio teve acesso aos arranjos dos roqueiros e abraçou o trabalho. “Depois do contrato firmado, tudo ficou mais profissional, mais centrado na produção”, conta Detu Peace ao lembrar dos shows em bares e muitas mesclas de estilo até casarem com o pop rock atual.
Serviço: Gravação ao vivo do DVD oficial do Anabelle 78 – Sábado (20), às 20h. Teatro da Escola Senai Mário Amato, rua Vitória Medice Ramos, 330, bairro Assunção, São Bernardo. Gratuito.