
Nesta quinta-feira (1º/11), os usuários que passarem pela Estação Santo André, que atende a Linha 10-Turquesa, poderão aferir a pressão arterial gratuitamente. A ação será das 14h às 17h e vai orientar os passageiros sobre os riscos da hipertensão. Um farmacêutico também estará no local para orientar sobre o uso correto de medicamentos.
A hipertensão acomete 25% dos brasileiros e é responsável por diversas complicações. Os sintomas incluem dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a enfermidade causa cerca de 300 mil mortes por ano no Brasil. A hipertensão ainda é responsável por cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. A única maneira de diagnosticar o problema é aferir a pressão arterial regularmente. Pessoas acima de 20 anos devem realizar a medição uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, a avaliação deve ser realizada no mínimo duas vezes ao ano.
A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.