
Com mais de 30 anos de atuação, o Circo dos Sonhos retorna ao ABC nesta quinta-feira (1°) com a unidade lilás para estreia da temporada No Mundo da Fantasia, que tem como mestre de cerimônia o ator Marcos Frota, referência no universo circense. A lona, alocada no estacionamento da Prefeitura de Mauá por 10 dias, leva crianças do mundo tecnológico numa viagem pelo mundo da imaginação.
Repleto de danças, malabarismos, acrobacias e música, o espetáculo proporciona espaço lúdico para pais e filhos, com objetivo de reunir famílias no mundo real e levá-las para fantasiar. “O circo será eternamente a casa das crianças, mas o que mais encanta é o ambiente familiar, cheio de alegria e esperança”, relata Marcos Frota, embaixador do Circo dos Sonhos há mais de duas décadas, ao contar que os figurinos, montagem e números aéreos são de tirar o fôlego.
Em meio às atrações que se unem como uma só, No Mundo da Fantasia conta a história de Ly, uma criança que não conseguia se desligar do videogame até um dia enfrentar grande mudança de rotina. Quando o aparelho tem curto circuito, Ly é transportada por um portal para a fronteira entre o real e a ilusão, representada por palhaços, bobos da corte, fadas, bruxas e príncipes. “A grande mensagem é que devemos usar a tecnologia, e não sermos usados por ela”, afirma Marcos Frota.
Com mais de 100 pessoas, entre estrutura, recepção e artistas, a equipe permanece na mesma temporada durante aproximadamente um ano e meio e, devido à mobilidade, passa por diversas cidades. A unidade do Circo dos Sonhos trará estilo novo, desconhecido pela região. “Ficamos muito animados de levar a atração para um público que nunca a montagem”, diz.
Sobre panorama da cultura circense no Brasil, Marcos Frota é otimista. “A reinvenção nasce do talento”, acredita, ao ressaltar que o segmento que tiver artistas completos e versáteis nunca estará em crise. Marcos agradece trabalho conjunto para que haja renovação saudável no universo que nunca sai de moda. “Graças às cabeças novas, ideias diferentes, participação de profissionais de outras áreas, público opinativo e imprensa crítica que o circo bem vivo”, diz.
Regido pela família Jardim, o Circo dos Sonhos é formado por três unidades itinerantes que trabalham de forma independente, com concepções artísticas e equipes diferentes. A branca, com o espetáculo O Sonho Vai Começar, está com apresentações no Sul do País; a vermelha, com Alakazam – A Fábrica Mágica, no Interior de São Paulo e em breve no Litoral Norte e Sul; e a lilás, que depois vai para a Praia Grande.
A companhia também possui o projeto social Circo Escola, que ministra aulas para cerca de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social, com Marcos Frota está à frente. “Aprendi que tudo que vem, deve ir também”, declara sobre reunir crianças de instituições carentes para formar geração de artistas talentosos.
A história de Marcos e do circo andam juntas há mais de 20 anos. Hoje o artista tenta conciliar atividades para não se distanciar das telas, palcos e lonas. “Cada formato tem uma riqueza, e quero transitar entre todos para continuar a aprender”, relata, ao anunciar futuro monólogo para teatro e atuação no filme O Grande Circo Místico, que une cinema e experiência circense.
No Mundo da Fantasia – av. João Ramalho 205, Mauá. De 1º a 11 de novembro. Terça a sexta, às 20h; e sábados, domingos e feriado, às 16h, 18h e 20h. Ingressos: a partir de R$ 30.