
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) disse nesta quarta-feira (21/11), durante a inauguração do Centro Médico de Especialidades na região central da cidade, que até dezembro vai zerar a fila de espera para exames. Segundo ele, quando assumiu o paço em 2017, a fila de espera para exames e consultas com especialistas era de 148 mil pessoas, já saíram da fila 120 mil e o restante vai ser atendido até o final de dezembro, segundo a previsão da prefeitura.
O equipamento inaugurado nesta quarta-feira faz parte do projeto de requalificação dos equipamentos de saúde da cidade, denominado Qualisaúde. O Centro Médico fica na rua Xavier de Toledo e atenderá consultas agendadas. O local possui duas salas de espera, 14 consultórios, farmácia, sala de procedimentos, seis pontos de atendimento na recepção, além de brinquedoteca. As especialidades atendidas são: dermatologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, pneumologia e gastroenterologia adulta e infantil. No local, também serão feitos os atendimentos exclusivos pediátricos de hematologia, nefrologia, neurologia, nutrologia e reumatologia.
Com o novo atendimento, que vai assumir com vantagem o atendimento do Centro de Especialidades do Parque das Nações junto a igreja Nosso Senhor do Bonfim, que vai ser reformada. Antes eram 4 mil consultas, o novo centro vai atender 7 mil, segundo destacou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.
O prefeito destacou ainda que com esta, são cinco obras entregues na área da saúde, e até o final do ano serão 11. “E ano que vem vai ter mais”, disse referindo-se à segunda fase do programa Qualisaúde. “Vamos dobrar a capacidade de atendimento. A humanização vem com mais disponibilidade de serviço que não tem lotação, não tem espera. Hoje é um dia muito importante. Vamos ter várias inaugurações ainda”. Na próxima semana serão inauguradas a Policlínica Novo Oratório, na sexta-feira (30), e no dia seguinte será entregue o Centro Especializado em Doenças Infecciosas da Vila Vitória. O primeiro de 11 equipamentos novos foi a UPA Bangu, entregue em abril, em agosto foi entregue a Clínica da Família do Jardim Cipreste; em setembro, a Policlínica Campestre e, no início de novembro, inaugurou a Policlínica do Jardim Bom Pastor.
UPA

O prefeito Paulo Serra e o secretário Márcio Chaves disseram que a UPA Perimetral, fechada desde 2016, ainda na gestão Carlos Grana (PT) vai ser reaberta em dezembro, mantendo a previsão inicial. Com a proximidade do Centro Médico de Especialidades e do Centro Hospitalar, a UPA vai ser um importante equipamento para as emergências. “A gestão passada abandonou e agora ela vai ajudar muito. Vamos voltar a credenciar (junto ao governo federal), para ter um serviço de urgência e emergência”, explicou.
MAIS MÉDICOS
O assunto do fim do convênio com o governo cubano que mantém médicos no Brasil através do programa federal Mais Médicos, continua trazendo preocupação aos municípios, porém o prefeito Paulo Serra disse que Santo André não vai sofrer muito com a saída destes profissionais. A cidade conta hoje com 18 médicos cubanos atuando em saúde da família. “O impacto é pequeno, pela quantidade e o tamanho da nossa rede. Não vou fazer juízo de valor, quanto a decisão do governo Bolsonaro, mas para as cidades maiores, como Santo André o programa tem menos importância do que, por exemplo, no interior. Esse programa tinha muito mais característica locais com dificuldade de acesso a mão de obra médica, que aqui nós não temos”, minimizou.
DIGITALIZAÇÃO
Segundo detalhou Paulo Serra, nos novos equipamentos de saúde entregues já começa a ser implantado o sistema de prontuário eletrônico. A prefeitura iniciou o processo de digitalização no último dia 07. O prazo de implantação é de 180 dias. “É uma implantação complexa. Nas novas unidades, estamos fazendo a migração, na primeira consulta é feito cadastro digital, com o tempo a gente quer o sistema funcionando então é só ir alimentando”, finalizou o prefeito.