
A partir de 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids – Mauá recebe serviços gratuitos para diagnósticos de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) nas Unidades Básicas de Saúde do município.
A ação ocorre pela campanha estadual “Fique Sabendo”, que tem como objetivo incentivar a realização de testes e medidas de prevenção. O teste é feito com uma gotinha de sangue ou até mesmo com fluído oral. O atendimento têm a garantia de sigilo aos pacientes e acompanhamento de profissionais para orientar sobre resultado, seja positivo ou negativo. No caso do HIV, o diagnóstico sai em aproximadamente 30 minutos.
O primeiro dia da campanha é um sábado e as UBSs do Jardim Zaíra II, Vila Assis, Vila São João, Vila Magini e Jardim Flórida abrem excepcionalmente para a realização dos exames. A partir da segunda-feira (03/12) a oferta será ampliada para todos os 23 postos da rede, além do Cema (Centro de Especialidades de Mauá) e dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial).
Os casos com diagnóstico positivo são encaminhados para o Centro de Referência em Saúde, que oferece tratamento.Segundo a Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, 247 pessoas foram detectadas com DSTS em 2018. O diagnóstico é muito importante para o tratamento correto e garantia de qualidade de vida aos pacientes.
Serviço