
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu, nesta quinta-feira (29), as eleições internas para as presidências das subseções municipais. No ABC, seis cidades passaram pelo pleito. As chapas de situação dominaram as votações e vão comandar as sedes no próximo triênio (2019-2021). Na região, São Bernardo foi a única cidade que elegeu um oposicionista.
Em Santo André, Andréa Tartuce, da chapa “OAB com você (União com você e por você)” conquistou 1.201 votos, 212 apoios a mais que a segunda colocada, Mirian Salete Bazote, da chapa “OAB pra você”. Em terceiro ficou Antônio Carlos Cristiano, da chapa “Novo Tempo”. Assim, Andrea se torna a primeira mulher que assumirá o principal cargo da Ordem na subseção andreense.
Em São Bernardo, a oposição levou vantagem. Luiz Ribeiro, da chapa “Juntos pela democracia”, conquistou a vitória com 1.306 votos. A governista Lídia Porfirio, da chapa “Avante com coragem e inovação”, ficou com 1.270 votos. Cleiton Coutinho, da chapa “Prerrogativas. Não abrimos mão!”, ficou em terceiro com 291 e Francisco Quirino, da chapa “Juntos nós somos a OAB”, fechou a lista com 259 votos computados.
Diferente das cidades vizinhas, a subseção de São Caetano viu domínio do candidato governista João Paulo Borges. O líder da chapa “OAB para todos” conquistou 921 votos. Daniel Ferreira, da chapa “Ordem e ação” ficou em segundo com 373 votos e em terceiro apareceu Joyce Mazzalli, da chapa “Ordem e Progresso” com 175 votos.
Apoiado pela atual presidente da OAB em Diadema, Marilza Nagasawa, o advogado Fernando Duque Rosa, da chapa “OAB pra todos”, venceu Lusinauro Batista, da chapa “OAB “Novo rumo””. Fernando terá como vice-presidente Renato Moreira Figueiredo, o secretário-geral Ricardo André Barros de Moraes, a secretária adjunta Celia Aparecida Lisboa e a tesoureira Deniva Maria Borges França.
Em Ribeirão Pires, o atual presidente Ricardo Risk, da chapa “Pelo bem e dignidade da advocacia”, foi reeleito ao vencer Ezequiel Oliveira, da chapa “Coragem e inovação! Prerrogativas já!”. Risk terá como vice-presidente Felipe Bastos de Paiva Ribeiro, o secretário-geral Wilson Dicieri, a secretária ajunta Ana Paula Gomes de Carvalho e o tesoureiro Nilton Cesar da Costa.
No caso de Mauá, houve a aclamação do candidato único, Jozelito Rodrigues de Paula, que terá como vice-presidente Danilo Azevedo Sanjiorato. Dagmar Ramos Pereira será a secretária-geral, Ádrima Galvano da Cruz assume a Secrataria Adjunta e Edinilson de Sousa Vieira será o tesoureiro.
Até o fechamento desta edição a eleição da OAB estadual não tinha finalizado sua apuração. Até às 23h46, desta quinta-feira, Caio Fernando, da chapa “Coragem e inovação”, vencia com 27,65% dos votos. Em segundo, estava o atual presidente da entidade, Marcos da Costa, da chapa “Pelo direito de sermos mais” estava em segundo com 23,8%.
Confira os vídeos: