
Há cinco anos no calendário oficial de Mauá, a Semana da Economia Solidária é celebrada entre os dias 9 e 15 de dezembro, com pontapé inicial das atividades a partir desta terça-feira (11/12), com curso de empreendedorismo. A programação conta com a Feira de Economia Solidária, que disponibiliza produtos artesanais, na Praça do Relógio, e se encerra com o Sarau da Ecosol (Economia Solidária), com apresentações musicais na Praça da Paineira, ambas na região central da cidade.
O calendário foi instituído por meio da lei municipal 4.902, sancionada em novembro de 2013, que visa incentivar e oferecer espaço de divulgação para pequenos empreendedores autônomos, pela comercialização de produtos provenientes de 47 empreendimentos da Economia Solidária. Dessa forma, o governo reconhece o papel do setor como política de desenvolvimento sustentável que contribui para o fomento de receitas no município e na geração de renda aos munícipes.
O Sarau da Ecosol ocorre neste sábado (15/12), das 9h às 17h, com as duplas sertanejas formadas pelas gêmeas Jade & Paula, e Pedro & Vitor, além de Flávio Santo. Para quem curte MPB (Música Popular Brasileira), o cantor Maurício Silva é uma das atrações; ou àqueles que preferem música gospel, a haitiana Marie Betheie também estará no palco. O grupo Batucaps, formado por usuários dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), animará o público com o estilo samba reggae.
Formada em Nutrição na Fama (Faculdade de Mauá) em 2014, Andrea Aparecida Correa Silva, 47 anos, viu na Economia Solidária uma alternativa de gerar renda. “Agora levo os meus produtos (alimentos) no carrinho e está me ajudando. Há muitas pessoas formadas que não conseguem se inserir no mercado de trabalho, mas há também muita dona de casa que sabe fazer crochê, artesanato e alimentos que entram na Economia Solidária”, diz.
Para divulgação dos trabalhos, a Feira Artesanal acontece de quarta-feira (12/12) até a sexta-feira seguinte, da 9h às 17h, com produtos provenientes tricô, crochê, recicláveis, enfeites natalinos, chinelos, bijuterias além de alimentos, de frutas, doces caseiros e frutas. Também na quarta-feira, a Câmara dos Vereadores homenageia o “Dia da Economia Solidária”, previsto para sábado, em uma sessão solene às 19h.
As atividades da Semana da Economia Solidária tiveram início nesta terça-feira com o curso “Empreendedorismo como Opção de Carreira”, por meio de parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), das 15h as 17h. O evento é exclusivo para a turma da Ecosol, pelo programa Qualifica Mauá, no CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda).