
Em reunião na noite desta terça-feira (11/12) o Condema (Conselho do Meio Ambiente de Diadema) aprovou o novo projeto de reforma da Praça Castelo Brando, no Centro. O projeto anterior recebeu retaliações dos conselheiros do meio ambiente, do Patrimônio Histórico e de comerciantes porque previa remoção de árvores.
A nova proposta – segundo detalhou o conselheiro Cláudio Milz, representante do MDV (Movimento em Defesa da Vida) no Condema -, vai manter as árvores existentes e prevê ainda o plantio de outras 72. “Também garantiram que vão implantar um piso permeável, além de deixar parte do piso original em mosaico português como nostalgia. Mantiveram o estacionamento com a implantação de 28 vagas, mas apesar disso ficamos contentes, não queríamos a derrubada das árvores e eles aceitaram”, analisou.
O projeto ainda vai contar com um bicicletário e ainda terá piso permeável. Outra mudança será a reorganização dos vendedores ambulantes, inscritos no programa de Economia Solidária da prefeitura. Durante as obras eles serão remanejados e depois dela terão lugar garantido, segundo explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico Laércio Soares. “Ainda estamos discutindo isso, mas é certo que eles terão espaço garantido, não necessariamente dentro da praça, talvez nos arredores dela”, disse Soares que também acrescentou que não haverá qualquer tipo de intervenção antes do período de compras de Natal e Ano Novo. “Para não comprometer o movimento do comércio”, justificou.