
As festas de fim de ano são uma oportunidade para quem quer aprender novas receitas e se aventurar na cozinha. Opções não faltam: risotos, massas, carnes, molhos, farofas, sobremesas, biscoitos natalinos e outras delícias integram o cardápio do fim de ano e até aulas sobre culinária natalina, que ensinam de forma prática como inovar na ceia com receitas fáceis e saborosas. Em Santo André, o Espaço Missão Conectar (rua Cel. Fernando Prestes, 635) realiza domingo (16) três oficinas sobre pratos salgados, com a culinarista Arlete Chalela; sobremesas, com Gabriela Souza; e biscoitos, com Decimar Santos.
Arlete diz que o importante é fazer receitas práticas e democráticas. “Os mais jovens gostam de comidas mais práticas e petiscos; já os mais idosos, é preciso cuidado com a textura das carnes”, afirma. A dica é escolher peru ou chester, preparar acompanhamentos, como salada verde com legumes, salada de maionese ou salpicão e guloseimas para a entrada, como frios cortados em cubinhos ou salgadinhos como coxinha e kibe. Chalela sugere molhos para que as carnes fiquem mais macias e saborosas. Opções como o chutney de frutas, como maçã ou manga, dão toque agridoce às carnes suínas e aves.
Para as sobremesas, Gabriela conta que a ideia também é apelar para praticidade e preço acessível. “No dia, você terá diversos pratos para fazer, assim a sobremesa deve ser fácil para que não haja erro”, afirma. Uma dica é incrementar com nozes, frutas cristalizadas e especiarias, em receitas já conhecidas, como pavês e o tradicional bolo de caixinha. “Utilizando a massa pronta com frutas e cobertura glaceada, é possível criar um bolo natalino prático e saboroso”, ensina.
Para que a receita funcione, Souza reforça a importância do uso de bons ingredientes, que garantem o ponto ideal dos doces e o sabor esperado. “Nem sempre adianta comprar o mais barato”, adverte. Outra dica é não tentar preparar algo pela primeira vez em cima da hora, diz.
Para quem pensa em presentear os biscoitos natalinos são ótimos. Decimar, confeiteira, garante que a preparação é fácil. “Quem manda é a criatividade”, afirma. Com base de manteiga, os biscoitos têm variações de massas e confeitos e podem ser preparados com as crianças, que ficam responsáveis por dar formato à massa com cortadores. “É um momento muito bacana”, conta.
Veja as receitas do chutney de manga e da massa base dos biscoitos:
Receita de Chutney de manga
Ingredientes:
– 1 colher de sopa de molho inglês
– 1 manga cozida
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 cebola ralada
Modo de preparo:
Descasque e cozinhe a manga e depois processe para formar uma pasta. Acrescente os demais ingredientes e leve ao fogo tempo suficiente para agregar os ingredientes e aquecer.
Sirva como acompanhamento de carnes suínas ou aves. Pode ser consumido quente ou frio.
Receita de massa base para biscoito de Natal
Ingredientes:
– 250g de manteiga em temperatura ambiente
– 1 xícara de açúcar refinado
– 1 ovo grande
– 1 colher (chá) de essência de baunilha
– 450g farinha de trigo
– 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme homogêneo. Agregue o ovo e a essência e continue batendo até incorporar os ingredientes por completo. Peneire a farinha de trigo e o sal e acrescente aos ingredientes batidos.
Estique a massa entre dois papéis manteiga ou sacos plástico e coloque no congelador por 20 minutos ou na geladeira por, no mínimo, duas horas antes de cortar.
Corte a massa com cortadores temáticos (sino, Papai Noel, estrelas e boneco) e volte o biscoito cortado à geladeira por 15 minutos. Passado o tempo, leve ao forno a 180°, de 10 a 20 minutos a depender do tamanho do biscoito. Deixe esfriar sobre a grade do forno por pelo menos 12 horas antes de decorar com glacê ou chocolate.