
Pêssegos, ameixas, cerejas, uvas e nectarinas são as frutas mais populares e presentes nas mesas de fim de ano. Quem quer ir além, dar um colorido mais variado à mesa e aproveitar as promoções, pode optar também pelas frutas da estação, como abacaxi, kiwi, melancia e melão para incrementar receitas e servir nas ceias e festas de fim de ano como opções saudáveis e refrescantes.
Segundo a nutricionista Camila Guazzelli Marques, da clínica Nutrir Corphus, localizada em Mauá, o consumo de frutas é altamente recomendado pelo alto percentual de fibras, vitaminas e minerais. A indicação para melhor absorção desses nutrientes é combinar as opções em saladas de fruta e espetinhos. “Variar o consumo promove sinergia de nutrientes dos quais o corpo precisa”, explica.
A especialista recomenda lichia e tâmara em misturas com morango, por exemplo. Outra indicação são frutas aquosas, ideais para dias de calor intenso que exigem melhor hidratação. “Melancia, melão, kiwi e abacaxi, por exemplo, são opções bem aquosas que provocam sensação agradável no momento do consumo, principalmente nos dias quentes”, recomenda.
Além do preço, Marques afirma que a grande vantagem em comprar frutas da estação vem da maior qualidade e sabor que estas oferecem. “É interessante aproveitar a sazonalidade para consumir produtos com maior valor nutricional, mais sabor e de maior qualidade”, afirma.
Cuidados
Como qualquer outro alimento, o consumo de frutas exige cuidados. Entre eles, a nutricionista informa que o equilíbrio é essencial e que o ideal é consultar um nutricionista para avaliar a quantidade adequada para o consumo diário de frutas de cada um.
Os sucos de fruta também podem ser consumidos, desde que sejam preparados da forma mais natural possível. “É preferível que se consuma a fruta in natura para melhor absorção dos nutrientes […] no caso dos sucos, eles não devem ser coados e nem adoçados”, recomenda.
Outro cuidado necessário é com higienização. A recomendação é banhar as frutas em solução de hipoclorito de sódio e enxaguá-las antes de consumir. Cuidado também com a exposição de frutas na mesa da ceia. “Não sabemos o que pode circular naquele ambiente entre o momento da exposição e o do consumo”, alerta. Caso as frutas fiquem expostas sem proteção, a dica é fazer a higienização com hipoclorito antes de colocá-las na mesa.