
Localizado na região Norte do país, o estado do Pará conta com inúmeras belezas naturais que misturam a diversidade da Floresta Amazônica com a beleza das praias. O clima colabora para a apreciação das belezas naturais e é dividido em duas estações: a quente, que vai de maio a dezembro, com temperaturas que variam entre os 24° e os 32° e a estação fresca, que dura de janeiro a abril, com temperaturas que vão de 24° a 30°.
Quem visita a capital, Belém, encontra vasta rede hoteleira e pontos turísticos famosos, como o mercado Ver-o-Peso, aberto 24 horas por dia com opções de artesanato, gastronomia, frutas e ervas medicinais, tudo isso às margens da baía do Guajará.
A gastronomia do estado conta com pratos característicos como Pato com Tucupi – sumo extraído da raiz da mandioca brava – tacacá, que é o caldo de tucupi servido com camarão seco, jambu – erva amazônica que provoca dormência na boca – e goma de tapioca e o tradicional açaí, que nas outras regiões do país foi incrementado com frutas, leite condensado e outras guloseimas, mas lá é servido a sua maneira originária: com farinha de tapioca e peixe.

Ilha de Marajó
A partir de Belém, a chegada na Ilha de Marajó leva aproximadamente três horas de barco ou balsa ou 30 minutos de avião. A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins e conta com o maior rebanho de búfalos do país. Em algumas fazendas, é possível montar nos animais e consumir a carne e o queijo feito do leite de búfala.
Quem gosta de artesanato pode apreciar as belezas das réplicas da cerâmica marajoara, a mais antiga do país, feita de barro e ornamentada em baixo ou alto relevo com motivos geométricos, confeccionadas por descendentes do povo marajoara, que habitou a ilha há cerca de três mil anos.

Alter do Chão
Banhada pelo rio Tapajós, o melhor período para se visitar a vila Alter do Chão é entre agosto e fevereiro, época de vazante do rio. Isso porquê durante o período da baixa do rio, formam-se prainhas, boa opção para quem quer ter contato com a natureza exuberante do local de águas esverdeadas. A praia do Amor é a mais conhecida e conta com barracas de palha e ponto de aluguel de stand up paddle e caiaque.
Além disso, o município que fica a 30km de Santarém conta com trilhas, lugares para admirar o pôr do sol, como a passarela do Centro de Atendimento ao Turista – CAT, e pousadas simples, mas com estrutura adequada. A gastronomia fica por conta dos restaurantes e barraquinhas da praça Sete de Setembro que servem comida regional como o tacacá e os doces feitos de cupuaçu e murici, frutas amazônicas.