
Dois dos oito candidatos ao Oscar 2019, de melhor filme, estrearam nesta quinta-feira (24) nas principais salas de cinema do País: os dramas A Favorita e Green Book – O Guia. Dirigido por Yórgos Lánthimos, A Favorita divide a liderança da preferência, ao lado de Roma, com 10 indicações cada: melhor filme, direção, atrizes, roteiro, edição e fotografia. O longa é de época e retrata o luxo de modo crítico, sem aderir ao mesmo.
Na Inglaterra do século 18, Sarah Churchill, a Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz) exerce influência na corte como confidente, conselheira e amante secreta da Rainha Ana (Olivia Colman), que decide os rumos do país num universo-bolha. O posto privilegiado, no entanto, é ameaçado pela chegada de Abigail (Emma Stone), nova criada que logo se torna a queridinha da majestade e agarra com unhas e dentes a oportunidade única. Para maiores de 14 anos.
Green Book
Green Book – o Guia possui sete indicações à estatueta – filme, direção, ator, atriz, coadjuvante, roteiro e edição – e é dirigido pelo Peter Farrelly, de Quem vai ficar com Mary? e Debi & Lóide. Mistura de drama e comédia, Green Book conta a história de um pianista negro e seu motorista branco no início dos anos 1960. Tony Lip (Viggo Mortensen), um dos maiores fanfarrões de Nova York, precisa de trabalho após sua discoteca, o Copacabana, fechar as portas. O empresário conhece um pianista e quer que Lip faça uma turnê juntos. Enquanto os dois se chocam no início, um vínculo finalmente cresce à medida que a dupla viaja. Não recomendado para menores de 12 anos.
CREED II
Quem prefere filme de ação a novidade é Creed 2, que segue com a história do lutador Adonis Johnson Creed, vivido pelo Michael B Jorge. O personagem divide atenção com Rocky Balboa, clássico personagem do Sylverter Stalone, que lhe ajuda. Desta vez, o grande rival de Creed é o Viktor Drago, filho do lutador soviético Ivan Drago. A direção é de Steven Caple Junior. O filme é para maiores de 12 anos.