
A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) inaugurou nesta quinta-feira (31) colégio universitário, modalidade que assume parte dos alunos do ensino médio da rede municipal. Com 800 inscritos, a unidade escolar inicia as aulas nesta sexta-feira (1º), com 40 professores, 19 turmas de 1º ano, cinco para 2º e três para 3º ano.
Em homenagem ao político e ex-ministro da Educação, a unidade recebeu o nome de Colégio Universitário Paulo Renato Souza. A decisão, de acordo com o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr, vem da relevância e benfeitorias que o político trouxe à educação, como a universalização do acesso ao ensino fundamental, ENEM e SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). “Foi ainda decisivo para a criação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), o que configura a importância do ensino médio para a população”, explica o prefeito.
Com laboratório de artes, sala de projetos e laboratórios de química, física e biologia (em andamento), o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi garante que a intenção é oferecer ensino qualificado com aproveitamento do espaço ocioso das instalações do campus Conceição em aulas no contra turno. “Sabíamos da necessidade da população em mais opções de ensino na cidade”, diz.
O colégio abriu 600 vagas para 280 estudantes da cidade e egressos de escola pública que passaram pelo vestibulinho. O restante das vagas foi distribuído para os que não se classificaram na prova seletiva ou que vieram de instituições particulares, que frequentarão a USCS mediante a pagamento da mensalidade a preço reduzido de R$ 487,50.
Material didático
Novidade é o kit para ensino médio da Editora Moderna, com livros didáticos a serem utilizados nas aulas ao longo dos anos. As matérias de sociologia e filosofia oferecem ainda a opção e-book desde o 1º ano, direto da plataforma, onde os alunos podem acessar simulados do Enem, exercícios variados e materiais complementares.
A USCS promove ainda atividades extraclasse, com objetivo de aproximar os alunos do ensino médio e superior por meio de áreas de conhecimento. Na oportunidade haverá um docente da USCS e um professor especialista do ensino médio mediador de atividades, projetos e saídas técnicas para acompanhar a aprendizagem dos alunos, expansão de atividades e planos para o futuro. “A vivência dentro de uma universidade faz total diferença, os alunos saem preparados para o ensino superior”, explica Bassi.
A estrutura da universidade conta com biblioteca, laboratórios de engenharia (em andamento), laboratórios de informática, tecnologias, estúdio de tv e as duas quadras da unidade Conceição, facilitam o desenvolvimento dos projetos e atividades extraclasse.