
Praias paradisíacas, orlas urbanizadas e com boa infraestrutura e muita história. Assim é Cabo de Santo Agostinho, localizado no sul de Pernambuco e a 35 km de Recife, a capital. Referência em belezas naturais e apontado por alguns historiadores como o local exato do descobrimento do Brasil, o município fica no caminho de Porto de Galinhas. É famoso pelo ecoturismo, importantes monumentos históricos, praias com piscinas naturais e bacias hidrográficas que podem ser exploradas de barco.
Cabo de Santo Agostinho possui diversas praias, cada uma com suas peculiaridades. Em comum, águas mornas, cristalinas e ornamentadas por recifes de corais, uma marca do litoral pernambucano. A Praia de Calhetas, por exemplo, é cercada por rochas e Mata Atlântica, é ideal para banho. “É a enseada mais indicada para a família, por ter águas calmas para as crianças. Sempre muito visitada pelos turistas”, indica Daniel Firmino, diretor de produtos nacionais da Flytour, em Santo André.
Há também a praia da Pedra de Xaréu, que recebeu esse nome devido ao peixe Xaréu. Na maré baixa, a água forma piscina natural contornada por rochas vulcânicas para completar a paisagem. Já a Praia do Paiva, a maior da cidade, tem coqueiral que embeleza toda a extensão. A areia é clara e o mar azul tem arrecifes. “É muito procurada pelos surfistas pelas ondas radicais e espaço mais reservado”, diz.
A Enseada dos Corais, antiga praia do Boto, não deixa a desejar com belezas naturais. A praia paradisíaca tem muitos coqueiros e sugere banho de mar. Chamada popularmente de praia da preguiça, a Praia do Paraíso oferece descanso e lazer em menor extensão e conta com belos mirantes.
A antiga vila de pescadores se tornou um dos principais pontos turísticos do Cabo, uma vez que conta com natureza exuberante, faixa de areia branca e barcos de pesqueiros que decoram o mar. Se trata da Praia de Suape, adequada para esportes náuticos. Para finalizar, a Praia de Gaibu garante movimento até fora de temporada, sendo uma das mais badaladas da cidade. “Atravessando a rua da orla, tem vida noturna para os mais jovens, casas com shows ao vivo e bares”, conta o diretor da Flytour, que oferece pacotes a partir de R$ 3.755,00 por pessoa em apartamento duplo na baixa temporada.
Mas as opções de lazer na cidade vão além das sete praias. Considerado um dos primeiros lugares a serem explorados pelos portugueses no descobrimento do Brasil, Cabo de Santo Agostinho possui importantes monumentos históricos preservados até hoje, como a Vila de Nazaré, que possui construções da época do Brasil Colônia. Um dos pontos mais visitados no pequeno vilarejo é a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, construída no século 16 pelos portugueses.
As ruínas do local também contam histórias. Na parte lateral da igrejinha podem ser encontradas as ruínas do Convento Carnelita, e do alto dos morros também é possível observar ruínas do antigo Quartel dos portugueses e também do Forte Castelo do Mar.
Banho de argila
Os amantes de ecoturismo devem saber que as trilhas de Cabo são referência. A Reserva Ecológica da Mata do Zumbi promete contato intenso com a natureza preservada durante aproximadamente cinco horas de percuso. Dentro dela, se encontra a Bacia Hidrográfica dos rios Pirapama e Massangana, que permitem passeio de barco pela divisa com o município de Ipojuca, a cerca de 50 km de Recife e que reserva uma surpresa: o local abriga uma lagoa de argila, onde é possível tomar o popular banho de lama, eternizado pela banda Chico Science e Nação Zumbi no videoclipe da música Maracatu Atômico. A lagoa é formada a partir de uma nascente de água mineral.