O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), que teve seu nome cotado para a próxima eleição municipal em São Bernardo, disse que o partido trabalha o nome do ex-prefeito Luiz Marinho (PT) para o posto. O deputado disse que “vai trabalhar pela candidatura” do ex-prefeito e disse também que na Assembleia Legislativa a sigla deve apoiar a candidatura de Cauê Macris (PSDB) para a reeleição no comando da Casa em detrimento de Janaína Paschoal (PSL). O petista também falou sobre questões regionais, como a falta de água, a linha 18 do Metrô e o Museu do Trabalhador em São Bernardo.

“A candidatura do Cauê é uma candidatura sólida, a da Janaína, no nosso entendimento, é uma grande aventura de uma pessoa que não tem a menor experiência; que não sabe como chegou lá. Surgiram 2,6 milhões de votos em cima de um discurso belicoso e raivoso”, disse Teixeira sobre as candidaturas colocadas. O deputado avalia que a Assembleia terá um equilíbrio maior de forças, o que pode favorecer o estado. “A esquerda cresceu e a direita também, vamos trabalhar o equilíbrio, pois o estado vive uma grande crise na segurança pública; vivemos uma crise econômica profunda, onde o PSDB vendeu o patrimônio do estado ao longo de 24 anos e não tem mais o que vender. Agora estão falando em vender até a Sabesp e Santo André sabe o que é uma Sabesp comandando, essa mesma que está cortando a água”.
Segundo Teixeira a construção de uma maioria para o governo João Doria (PSDB) será um processo muito difícil. “Hoje o PT com 10 deputados, o PSB 8, o Psol tem 4, o PCdoB com 1, PDT e outros partidos vão se opor. Tem o próprio PSL que não fecha com o governo totalmente. Creio que vamos poder criar CPIs e haverá fiscalização muito mais importante do que nos últimos 24 anos. A aliança (pró-Cauê Macris) tem maioria na casa, poucos correm com a Janaína, além do PSL ou o PSB, não creio que ela não deve ter mais que isso”.
A integração dos deputados da região pode, segundo Luiz Fernando, resolver as questões regionais importantes. “A linha 18 não foi feita porque o governo não quis priorizar; Santo André precisa que os deputados da região se oponham a essa política da Sabesp que hoje corta a água e eu não vi o Thiago Auricchio (PR) ou a Carla Morando (PSDB) se colocando contra essa postura, eu me coloco veementemente contra. No mês que vem devo fazer visita à Sabesp e vou chamar os deputados da região”.
Museu do Trabalhador
Luiz Fernando avalia que pode reverter a situação do Museu do Trabalhador, obra que o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) quer mudar para uma Fábrica de Cultura. “Acho um absurdo, aquele equipamento foi concebido para homenagear o trabalhador, a lógica do Museu do Lula é coisa de meia dúzia de medíocres que resolveram politizar. A ideia era que pudesse retratar o trabalho e a mão de obra que fez do ABC uma das regiões mais importantes do Brasil e do Mundo. Mas, por política pessoal e raivosa, transformaram o museu num ponto de cultura. Eu acho isso ilegal e essas alterações poderão trazer problemas para o futuro. Ali não é uma homenagem ao Lula, é homenagem ao Zé, ao João, aos desconhecidos e a organização sindical. Eu creio que há tempo de mudar isso e o prédio voltará a ser o Museu do Trabalhador”, finaliza.