
Foi anunciada nesta terça-feira (26/2) a expansão da Loja Experimental da Incubadora Pública de Santo André, localizada no Atrium Shopping (Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Vila Homero Thon). O novo espaço, agora com 260m², tem como objetivo atender o aumento da demanda por parte dos empreendedores. Com 14 incubados matriculados entre os segmentos de artesanato e alimentos, o estabelecimento fica localizado no Piso Térreo do Shopping.
Em parceria com o empreendimento, o espaço foi criado como ponto de venda para os empreendedores sociais da incubadora de economia solidária da cidade. No local, os comerciantes podem apresentar e vender seus produtos para a população com opções a partir de R$ 8. Além da comercialização, os participantes tem a oportunidade de aprender práticas de autogestão com assessoria para criação, técnica, capacitação, estruturação e consolidação dos empreendimentos econômicos solidários individuais ou coletivos.
Caso da aposentada Zelinda Verardo Cantadore, 75, que vai completar três anos de participação do projeto com comercialização de artesanato. Ao final de 2016, ano de inauguração do projeto, Zelinda se inscreveu para o programa, fez o curso de autogestão e hoje comercializa panos de prato, tricôs e caixinhas decoradas, “Já trabalhava com isso fora do programa, mas agora as pessoas procuram mais os produtos que faço e sabem onde me encontrar”, diz.

Quem também conseguiu visibilidade com o projeto foi Maria Aparecida da Silva, 37, que trabalha com produtos variados de milho nas feiras solidárias fixas da cidade. “Participo da feira de terça e quinta. Por meio do programa aprendi como administrar melhor minhas vendas e passei até a conhecer o produto dos colegas”, disse.
Na visão da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, a parceria público/privada trouxe ainda mais confiança e dignidade ao empreendedor. “Agora o comerciante terá um espaço não só para vender, mas também para aprender, se encontrar e ter um excelente resultado financeiro, de um trabalho feito com amor de pessoa para pessoa”, explica.
Para que os empreendedores possam apresentar seus produtos, a cidade possui, além da loja experimental, as feiras fixas no Largo do Bonfim (Parque das Nações) às terças, e na rua Senador Flaquer às quintas. Em ambos lugares são comercializados artesanatos e comida de rua.
Os empreendedores que quiserem participar da incubação devem ser moradores de Santo André e realizar a inscrição no Departamento de Suporte ao Empreendedor, localizado na avenida dos Estados, nº 2195, Edifício Administrativo, Sala do Auditório.