As mudanças no sistema de transporte público anunciadas pelo prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), como a gratuidade de 100% da tarifa para estudantes, levaram várias pessoas à Loja SIM (Sistema Integrado Mauá) nesta quinta-feira (28/02). O decreto foi publicado na mesma data no diário oficial, passando a valer deste então, porém a Suzantur, empresa de transporte que tem contrato com a prefeitura, se negou a fazer o atendimento alegando que recadastramento apenas seria feito por meio do aplicativo CittáMobi. Em nota a prefeitura disse que a empresa errou e que a mesma será notificada e multada, caso continue não realizando o procedimento.
A moradora da Vila Ana, Denise Toth Sena de Carvalho, leu reportagem do RD com o anúncio do prefeito e se apressou para fazer o recadastramento da filha que é estudante, uma vez que não conseguiu fazer através do aplicativo. Chegando ao posto SIM do Terminal Central, não foi atendida e os funcionários disseram que nada havia mudado e que o serviço seria feito apenas pelo aplicativo. “Saí cedo, deixei para ir ao trabalho mais tarde para resolver logo isso. Cheguei antes do horário e já tinha fila, quando foi a minha vez eu mostrei a reportagem no celular e duvidaram de mim. Saí e fui na prefeitura, no atendimento me informaram que o jornal publica o que quiser e que a prefeitura não é responsável pelo que é publicado, fiquei muito brava”.
A prefeitura também já havia percebido que muitos estudantes tiveram dificuldades para fazer o recadastramento via aplicativo, razão pela qual o decreto do prefeito, publicado nesta quinta-feira (28/02) prevê que o posto SIM também faça o recadastramento. “A Prefeitura de Mauá informa que a resolução 02/2019, que determina a gratuidade total a estudantes da rede pública e privada pelo passe livre escolar, já foi publicada nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial, que pode ser acessado pelo link: http://dom.maua.sp.gov.br/pPublicacao.aspx?ID=26969. Também consta no Diário Oficial (link: http://dom.maua.sp.gov.br/pPublicacao.aspx?ID=26971), o decreto 8.519/2019, que prevê isenção tarifária para pessoas com deficiência física, auditiva, visual e mental, além de portadores de HIV, câncer e doenças renais crônicas. Portanto, a Loja SIM, gerenciada pela concessionária Suzantur, já foi oficialmente notificada e deve seguir as determinações do Poder Público, sob sanções previstas em contrato, em caso de descumprimento”, justificou a prefeitura em nota.
A administração municipal ainda orienta os consumidores que não forem atendidos que imprimam as resoluções para mostra-las na loja SIM.