Para que as crianças pudessem voltar a brincar com tranquilidade e para que os pedestres andassem sem desviar do matagal na calçada da rua Isabel Rodrigues Fernandes, no Jardim Sílvia, em Mauá, a moradora Verônica Sabino de Freitas, se juntou com familiares e amigos e capinou o espaço público. A vegetação, segundo a moradora, chegou a bater em sua cintura e, além disso, a altura do mato fazia com que pedestres andassem pela rua.
Para piorar a situação, Verônica conta que com as chuvas do início do ano, fez com que o mato ficasse ainda mais alto e se atraísse animais peçonhentos e roedores. “Ligamos mais de três vezes na Prefeitura e ninguém veio limpar. Se não fazem o serviço, para a saúde das crianças que passam por aqui todos os dias, alguém tem que fazer”, afirma.
A via, segundo a moradora, não é o único lugar com problemas de capinação no bairro. Em paralelo com a rua Isabel Rodrigues Fernandes, a Cincinato Braga também apresenta impasses graves na via, entre eles mato alto, esgoto a céu aberto e falta de lombadas para controlar a velocidade que os veículos passam na via. “Antigamente os meninos conseguiam jogar futebol por lá. Agora mal conseguem ir, ainda mais com esse esgoto”, conta.

Em nota, a Prefeitura de Mauá admite a paralisação dos trabalhos e afirma que nesta semana, foi retomado o programa Pintou Limpeza, que realiza trabalhos de capinação, roçagem, cata-bagulho, tapa-buraco, restauração de sinalização de vias, entre outros serviços. Segundo a Administração, as ações serão expandidas a outros bairros na cidade nas próximas semanas, entre eles os bairros Jardim Zaíra, Itapark, Parque das Américas e Vila Feital.