Foi entregue nesta sexta-feira (12/04) a primeira delegacia reformada pela prefeitura de Santo André, dentro do programa QualiSegurança, na rua Sigma, no Jardim do Estádio. O chamado Quarteirão da Segurança reúne o 6° Distrito Policial, que agora passa a funcionar 24 horas por dia, uma inspetoria da Guarda Civil Municipal e um serviço de apoio social. A prefeitura quer implementar outras duas delegacias do tipo, uma o segundo Subdistrito e outra na região da avenida Industrial onde funciona o 4° DP.
O prefeito Paulo Serra (PSDB) destacou a importância do plantão 24 horas para a região onde vivem mais de 200 mil pessoas. “Uma região como essa, tão populosa, com um terço dos moradores de Santo André, merecia um equipamento funcionando 24 horas que há mais de 17 anos era aguardado. Agora com instalações novas e modernas e com essa parceria com a assistência social no acolhimento vai ser muito importante para as famílias que chegam fragilizadas em uma delegacia. Tem também a integração da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Guarda Municipal, que já ocorre na cidade durante as operações, mas que esse equipamento materializa”.
O chefe do Executivo anunciou também mais dois Quarteirões da Segurança que vão funcionar como o do Jardim do Estádio. “Dentro do nosso projeto temos dois quarteirões já previstos, um será na região da avenida Industrial e também já estamos avaliando um área no segundo Subdistrito próximo à Martin Francisco. A gente quer ter um equipamento como este em cada grande região da cidade”, aponta.

Só na reforma do prédio do 6° DP foram investidos R$ 1,5 milhão, dinheiro do tesouro municipal. Na área da Industrial, além do ° DP, de uma inspetoria da GCM, do Serviço Social, a prefeitura quer instalar também a Delegacia Seccional de Santo André e a segunda companhia do 10° Batalhão da Polícia Militar.
O Quarteirão da Segurança da Industrial deve ter obras iniciadas no segundo semestre deste ano e no segundo subdistrito as obras devem começar em 2020. “A ideia é tirar a Polícia Civil de prédios em que a prefeitura paga aluguel e levar para um prédio próprio gerando economia e tudo com a qualidade de instalação como esta”, disse o prefeito após vistoriar o novo 6° DP com o delegado titular Luiz Henrique Ribeiro Artacho.
A conquista do plantão policial 24 horas no Jardim do Estádio é uma luta antiga. O secretário municipal de Segurança e Cidadania, Edson Sardano, relembra que o prédio do 6° DP foi construído em 2002 com verba federal para abrigar o antigo CIC (Centro Integrado de Cidadania) e na época já se pleiteava uma delegacia com plantão, mas era preciso elevar o distrito à primeira classe, o que só foi conseguido num entendimento entre Paulo Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Artacho, que assumiu a titularidade do 6°DP há três meses disse que o prédio reformado vai ser um ganho para a população daquela região. “A municipalidade viu a necessidade e investiu, agora quem tem a ganhar é a população pois ficou muito bem equipada”. O delegado também elogiou a iniciativa de integrar à delegacia o serviço social, pois avalia que muitas demandas que chegam a um distrito policial nem sempre são questões relacionadas à segurança pública. “É uma experiência piloto em Santo André, se a gente enxergar uma questão social pode encaminhar antes que se torne uma ocorrência policial”, analisou.
O delegado titular do Demacro (Delegacia da Macro São Paulo) que coordena delegacias na Grande São Paulo, Luis Augusto Storni, disse que as novas instalações do 6° DP de Santo André vão garantir mais qualidade no atendimento. “Vai trazer tanto o atendimento digno para a população como dignidade para os policiais e isso reflete no melhor resultado”, resumiu.