
O Sesc Santo André recebe o escritor e jornalista Xico Sá na segunda edição do projeto Sempre Um Papo, para falar sobre o tema “Crônica, Poesia e Futebol”, e lançar o livro “Sertão Japão”.
Xico Sá nasceu em Crato, Ceará, mas cresceu em Recife (PE). Jornalista e escritor, é autor de “A Divina Comédia da Fama”, “Big Jato”, “Os Machões Dançaram”, entre outros. Foi colunista do jornal Folha de S. Paulo, fez parte da bancada do programa Cartão Verde, da TV Cultura, integrou parte da bancada do Saia Justa (GNT), participou do programa Amor e Sexo, e fez parte do programa Papo de Segunda (GNT), além de contribuir semanalmente com uma coluna na edição brasileira do jornal El Pais.
Militante do movimento da poesia marginal ou mimeógrafo no Recife, o autor publica “Sertão Japão”. A obra tem ilustrações da artista paulistana Thais Ueda e xilogravuras do cearense José Lourenço, diretor da Lira Nordestina.
Com o livro “Sertão Japão” , o autor retorna à sua origem de poeta da geração mimeógrafo dos anos 1970/80 e publica essa obra de haikais que reflete sobre as semelhanças reais, fictícias e imaginárias entre o Nordeste brasileiro e o mundo oriental. No livro, Xico Sá faz uma viagem literária do Sertão ao Japão. “O nordestino que se torna mestre na culinária japonesa de São Paulo foi o estalo inicial dessa viagem poética”, diz o autor.
O livro explora as semelhanças entre samurais e cangaceiros, as paisagens das montanhas orientais e o deserto do semiárido, além de revelar flagrantes das estações do ano nos dois universos.
O autor cearense traça outros paralelos fantasiosos, como o encontro amoroso entre os dinossauros da Paraíba e o monstro moderno Godzilla.
O Sempre Um Papo com Xico Sá é gratuito, com retirada de ingressos uma hora antes do início do bate-papo. Não recomendado para menores de 12 anos.
Serviço: Sempre um Papo com Xico Sá
Data: 24 de abril
Horário: 20h
Local: Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar
Entrada: Gratuita – retirar ingressos com uma hora de antecedência.