
A creche Professora Yone Cintra de Souza, na Vila Pires, em Santo André, é alvo de reclamação por conta da estrutura. O prédio, segundo moradores que procuraram o RD, está com rachaduras no teto, goteiras, infiltrações, que aumentaram após as fortes chuvas no começo do ano, além do piso externo quebrado. Em nota a prefeitura diz que, justamente por conta da chuva, o cronograma de reformas atrasou.
Mãe de duas crianças que estudam na creche, Alessandra Penha, de 47 anos, faz parte parte do conselho de pais e informou que o local piorou após as chuvas do começo do ano. “A escola está com muitas infiltrações e rachaduras, a diretora já chamou empresas para avaliar o local, e os empreiteiros disseram que não tem perigo na estrutura, mas os pais estão com medo, é fácil de ver pois o pé direito é baixo”, explicou. Segundo a mãe, reuniões com a diretoria da escola são feitas com frequência e “estaria muito pior se não fossem os dirigentes, que tomam conta do local, pintam e cuidam da creche”, completa.
O prédio da creche é antigo, tem 52 anos, segundo a prefeitura que também informou que as obras no telhado começaram em março, mas as chuvas atrapalharam as intervenções. “A Secretaria de Educação, com o apoio técnico da Secretaria de Manutenção de Serviços Urbanos, realizou vistoria no local e avaliou que não há riscos estruturais. A ação do tempo sobre o telhado antigo e as intensas chuvas são responsáveis pelas infiltrações e a umidade interna da escola. No entanto, devido às chuvas que ocorreram nos meses de março e de abril, o cronograma previsto para a realização das trocas do telhado foi prejudicado. Terminada a substituição das telhas e o fim das infiltrações, terão início as intervenções internas como o concerto das rachaduras, os reparos na parede e a pintura do telhado”, informou a prefeitura de Santo André em nota.
A prefeitura também informou que fará intervenções em outros prédios escolares no bairro. “A troca do telhado e as intervenções internas de revitalização também serão feitas nas outras unidades vizinhas que formam o complexo educacional localizado na Vila Pires, formado pela Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Nicolau Moraes de BArros, e o Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei, além da creche. Juntas, as unidades formam o Polo Bilíngue (Português/Libras) de Santo André. Também receberá intervenções o CAEM (Centro de Atendimento Educacional Multidisciplinar) localizado no mesmo quarteirão.