
Os alunos surdos da EMEE Olga Benário Prestes, em Diadema, tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (30/04). Em parceria com a Secretaria de Educação e com a Instituição LUCA – Ciência para Educar, o Programa Cidade apresentou e divulgou a Astrobiologia e seus temas aos estudantes. Na aula de terça-feira os alunos aprenderam sobre exoplanetas – planetas que orbitam uma estrela que não seja o Sol.
“Esse contato com a ciência é importante para nossos alunos. Levamos conhecimento científico à sala de aula e auxiliamos na formação do pensamento crítico. Os alunos são protagonistas das ações em sala de aula”, ressaltou o secretário de Educação, Cacá Vianna.
A Astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo. Este semestre, Marte foi escolhido como tema para estudo. Os alunos do 1º ano estão com o tema Marte x Terra, já os do 2º ano pesquisam se é possível viver em Marte. O 3º ano busca responder se é possível plantar no planeta vermelho. Já os alunos do 4º e 5º ano querem saber como colonizar o planeta tão disputado pelos humanos.
Para a realização das oficinas, os 12 estagiários do Programa Cidade na Escola participaram de uma formação na USP por duas semanas. Uma vez por semana, os estagiários se reúnem com o professor Claudio Mendes para realizar o relatório das atividades desenvolvidas e planejar as próximas.