
Acabou a energia elétrica. Não há ser humano que não fique com raiva quando isso acontece. Reclamações chovem nos sistemas da Enel, responsável pela distribuição na Grande São Paulo. E ultimamente a resposta da concessionário tem chegado com uma lentidão gigantesca, que demora dias. Basta dar uma olhada nas redes sociais. Agora, a empresa resolveu fazer investimentos bilionários para tentar apaziguar os ânimos, ou seja, melhorar o serviço que é pago, e bem, pelos consumidores.
Sabemos que os nossos sistemas para serviços básicos são antigos e que ajudam a proliferação dos problemas que ocorrem em vários locais. Mesmo assim a destinação de verbas para que tais dispositivos estejam em melhores condições são cobradas diariamente pela população e até mesmo pelo poder público.
Temos de lembrar que a empresa, ainda quando ostentava o nome de AES Eletropaulo, foi alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), na Câmara de São Bernardo, que reclamou da falta de atendimento adequado aos clientes e das sucessivas quedas de energia, independente das condições meteorológicas. Algo que resultou em uma pequena melhora, mas ainda longe do ideal.
Os investimentos anunciados nesta quinta-feira (9), devem fazer com que boa parte dos problemas seja resolvida. Sabemos que, em alguns casos, é impossível controlar, pois com a natureza não se brinca. Mas pelo menos evitá-los com um serviço de qualidade é o mínimo que a empresa tem de oferecer, afinal é paga pra isso.
Além disso, o melhor atendimento ao cliente é essencial. Um aplicativo foi lançado para facilitar os relatos de blackouts. Outras medidas devem ser tomadas para que a resolução das ocorrências possa acontecer o mais rápido possível. Não prejudiquem mais o consumidor que depende de aparelhos elétricos para guardar itens importantes, como alimentação e medicação. Exemplos de perdas não faltam.