
Nesta quinta-feira (23/5) o Polo Petroquímico de Santo André realiza grande simulado de emergência com evasão de funcionários, de várias empresas. Coordenada pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do ABC (COFIP ABC), a ação acontece a partir das 10h e é o segundo treinamento de segurança realizado pela associação para aprimorar a atuação conjunta de empresas e órgãos públicos no caso de emergência.
No simulado, haverá evasão de 2,5 mil funcionários, que atuam nas 13 empresas que compõem a associação: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel. De acordo com Francisco Ruiz, gerente executivo do COFIP ABC, o simulado de emergência representa o ponto alto do trabalho, porque coloca todo o planejamento à prova.
Treinamento
Para dar início à ação, uma das unidades da Braskem, a Q 3, vai simular um acidente com o transbordamento de gasolina do tanque de armazenamento, que provoca incêndio com vítimas. Assim que a unidade acionar o alerta de emergência, as brigadas das empresas e dos órgãos públicos, que compõem o Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava), irão se deslocar em direção à planta da Braskem. Ao todo atuarão no combate à emergência cerca de 60 brigadistas com 20 viaturas . Enquanto isso, os funcionários das empresas têm de se dirigir para os pontos de segurança já preparados.
O simulado tem o apoio do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Prefeitura de Santo André/ Secretaria de Segurança Cidadã/ Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), assim como a participação da Petrobras – Refinaria de Capuava (Recap).
Com objetivo de garantir segurança na realização do simulado, um trecho da avenida Presidente Costa e Silva, em Santo André, será interditado para o trânsito de veículos.