
Quem é fã de samba e pagode não pode perder as apresentações de Zeca Pagodinho e do grupo Raça Negra, que acontecem neste sábado (25), no Estância Alto da Serra, em São Bernardo. Os nomes consagrados prometem animar o público com um repertório que mescla novidades e sucessos, como Deixa a Vida Me Levar, inconfundível na voz de Zeca e Cheia de Manias, que traz toda irreverência do Raça Negra.
Uma das bandas mais importantes no fenômeno do pagode nos anos 1990, o Raça Negra não fica restrito às gerações que conheceram o grupo no início de carreira, quando o conjunto emplacou vários hits e, inclusive, entrou para o Guinness Book – livro dos recordes – após a marca de 600 reproduções, em rádio, da música É Tarde Demais, em um só dia. Entre adultos, adolescentes, crianças e memes na internet, o Raça Negra se mantém relevante no cenário nacional e conta com um público muito fiel. “[…] É preciso renovar, mas sem perder a sua essência musical […] acredito muito que o público sente isso, por isso nos acompanha por todos os anos”, afirma Luiz Carlos, o vocalista.
Mesmo depois de tantos anos, a banda segue com novidades. No show de São Bernardo, o grupo, que nasceu na zona leste de São Paulo, apresenta o mais novo trabalho, a turnê Raça Negra e Amigos II, baseado no DVD de mesmo nome, no qual o grupo divide o palco com outros grandes artistas da música nacional, como Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Leonardo, Wesley Safadão, Zezé Di Camargo e Luciano, entre outros. Luiz Carlos conta que a ideia da parceria surgiu em conversas com os artistas e da admiração mútua que todos possuem. O resultado mistura de ritmos, como samba, sertanejo e forró, ideais para quem gosta de cantar e dançar junto.
Com 36 anos de carreira, Luiz Carlos conta que o frio na barriga permanece antes de cada apresentação e que o grupo pretende lançar outras novidades em breve. Apesar do mistério, uma coisa é certa: o Raça Negra quer continuar a criar e fazer parte da vida dos fãs. “Temos muitos planos e sonhos que ainda queremos conquistar”, afirma.
Além do repertório do DVD, o público do ABC pode esperar músicas que, segundo o vocalista, não podem ficar de fora da apresentação, como Quando te encontrei, Cigana, Tarde Demais, entre outras. “É sempre muito especial tocar no ABC! Somos recebidos com tanto carinho, que nós só temos que agradecer. Tenho certeza que esse show ficará para sempre na memória de todos”, diz o músico.

Zeca Pagodinho
No show de Zeca Pagodinho, que antecede a apresentação do Raça Negra, o público pode esperar composições que marcaram a carreira do músico, como Verdade, Deixa a Vida Me Levar e Ogum. Entre as novidades que os fãs do cantor podem esperar está o lançamento do 25º disco da carreira de Zeca, previsto para o segundo semestre deste ano, que conta com parceria inédita com Moacyr Luz na faixa Enquanto Deus me Proteja.
Serviço
Zeca Pagodinho e Raça Negra. Sábado, 25/5. Abertura da casa às 20h. Estância Alto da Serra, São Bernardo. Ingressos: de R$ 30 a R$ 300, pelo site do Estância e nos pontos de venda informados pelo site. Classificação 18 anos.