
Desativado desde 2012, o Ginásio Sacadura Cabral, localizado na Vila Palmares, em Santo André, se tornou alvo de reclamações dos moradores do bairro. Segundo eles, desde que ficou sem funcionamento, usuários de drogas, lixo, entulho e roedores tomaram o espaço. Além disso, a estrutura também foi prejudicada após fios de cobre, corrimãos e outros objetos serem roubados.
Segundo informações dos moradores, o local passou a registrar os problemas graves após moradores da comunidade Toledano, localizada na Vila Luzita, ocuparem o ginásio em 2012, após deslizamento de terra. De acordo com os reclamantes, os desabrigados permaneceram no local por pelo menos um ano e, após o período, o espaço ficou inativo.
A E.E. Reverendo Simão Salem, localizada em frente ao ginásio, deixou de utilizar o espaço para atividades físicas escolares das crianças do 1º ao 4º ano por conta do desativamento do local. Morador do local e pai de um estudantes da escola, Alexandro da Silva, 32 anos, relata sofrer com o abandono. “Meu filho tem seis anos e nunca usou a quadra, está um espaço totalmente ocioso e sem cuidado”, relata Silva ao completar ainda que desde que o prefeito (Paulo Serra) esteve na escola, mais nada foi feito no local. “Vieram mês passado, arrumaram o espaço para reunião, mas desde então só descaso, até telha já voou”, completa.

Para o morador Adilson Gonzaga, de 50 anos, o local era de muita importância para a comunidade local. “Assistíamos jogos, apresentações, lutas, era um espaço de lazer para a população, agora está dessa forma. Fizemos até abaixo assinado, reunimos mais de 200 assinaturas e esperamos que a situação se resolva e traga lazer de volta para os moradores”, relata.
O local traz lembranças ainda para Veridiane Nogueira, de 33 anos, que morou no bairro e estudou na E.E. Reverendo Simão Salem. “Era muito legal, íamos nas aulas de educação física durante a semana e aos finais de semana assistíamos jogos. Uma pena estar desse jeito hoje”, lamenta.
Em nota a Prefeitura de Santo André esclarece que os projetos da reforma do Ginásio Sacadura Cabral estão prontos, porém aguardam liberação de recursos para andamento. A expectativa da administração é que a verba seja liberada no segundo semestre e prontamente seja utilizada para reformas do ginásio.