
Baseada na provável transferência do maior entreposto de frutas e verduras da América Latina, a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), para fora da Capital, ou para região mais distante da que ocupa hoje, ao lado da Marginal de Pinheiros, a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) que administra a Ceasa (Central de Abastecimento) do ABC, está fazendo licitação para escolha de empreiteira que fará um projeto básico de ampliação da central. A expectativa é de que o movimento triplique com a mudança do entreposto paulistano.
Essa seria a primeira grande ampliação do entreposto desde sua inauguração na década de 90. Atualmente são comercializados na Ceasa do ABC cerca de 12 mil toneladas de alimentos por mês. Tudo isso é distribuído pelos 63 boxes de 90 metros quadrados cada um, 80 módulos de 18 metros quadrados além da área chamada de Galpão do Produtor Rural, onde são vendidos no atacado e no varejo frutas e verduras diretamente de pequenos produtores. O local conta ainda com feira de pescados, feira de peixes ornamentais e o mercado de flores.
De acordo com o superintendente da Craisa, Reinaldo Messias da Silva, ainda não há qualquer determinação sobre início de obra, trata-se de uma iniciativa que o órgão tomou para se prevenir e buscar uma forma de atender a todos os feirantes, donos de restaurantes, supermercados que compram na Capital e passariam a comprar em Santo André, com a mudança em São Paulo. “Com a saída da Ceagesp vamos ser privilegiados, para os comerciantes vai ficar mais perto comprar aqui. Mas tudo depende da mudança acontecer, no ano que vem ou no próximo. A nossa previsão é que o movimento triplique e temos que estar preparados para atender esse público, não podemos deixar passar essa oportunidade”, disse.
O modelo para custear a ampliação ainda não está definido, se somente com recursos do município ou com a participação da iniciativa privada. “Isso ainda não discutimos, queremos primeiro ver quais são as possibilidades de ampliação e a viabilidade. Espaço nós temos de sobra, diferente da Capital. Nós não teremos o impacto de trânsito que tem em São Paulo porque o nosso funcionamento é à noite. A Ceagesp abre as 5 da manhã e nós abrimos à meia-noite, essa é outra grande vantagem nossa”, comenta o superintendente.
A Ceasa do ABC está testando uma ampliação do funcionamento do Galpão do Produtor Rural que hoje atende às segundas, quartas e sextas-feiras. A intenção é que passe a funcionar todos os dias.
Ceagesp
No último dia 31 de maio a Ceagesp completou 50 anos, com grandes números, o maior entreposto da América Latina, tem também grandes problemas. No mês do aniversário o a Companhia foi multada em R$ 500 mil por infração às leis ambientais.
Em abril o presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou que pretende entregar a Ceagesp, que é controlada pelo Ministério da Educação para o governo do Estado. O governador João Dória (PSDB) por sua vez, anunciou a intenção de transferir o entreposto para uma área próxima ao Rodoanel Mário Covas e a Rodovia dos Bandeirantes. A área específica não foi divulgada, mas o governador diz que ela é seis vezes maior que a atual.