
Moradores de Diadema contam com um novo serviço no site da prefeitura para solicitação de recursos de multa de trânsito ocorridos na cidade. A JARI eletrônica – Junta Administrativa de Recursos e Infrações, ligada a Secretaria de Transportes -, tem como objetivo decidir, em primeira instância, sobre aceitação dos recursos feitos por quem foi multado por infrações de trânsito.
Com começo da operação em fevereiro deste ano, a JARI julga aproximadamente 200 processos por mês e é formada por quatro representantes da sociedade civil (empresas de transportes, CIESP e Associação Comercial) e quatro funcionários da secretaria de Transportes, indicados pela Administração, que não exerçam funções de fiscalização de trânsito. Há também um presidente, que é indicado pelo governo.
O sistema segue as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Para interpor um recurso é necessário apresentar cópia do boleto recebido pelo correio (frente e verso), cópia do Certificado do veículo; cópia da CNH, do RG e do comprovante de residência, além de outros documentos que comprovem a alegação de defesa. Em caso de pessoa jurídica é necessário a apresentação de CNPJ.
O projeto faz parte do Programa Diadema Digital, que busca reduzir a burocracia e o uso do papel nos processos que têm entrada na Prefeitura, além de evitar a possibilidade de extravios de documentos.
Para acessar a JARI basta clicar no link ConsultaMultasWeb. Caso o morador não tenha acesso à internet a solicitação poderá ser feita na Central de Atendimento ao Cidadão/Poupatempo, localizada na rua Amélia Eugênia, 397 – Chácara Húngara – Centro.