
A Santa Casa de Mauá inaugurou nesta quarta-feira (26/06), o novo pronto socorro e ala de internação com 10 leitos. O hospital completa 53 anos de fundação e amplia 35 novos postos de trabalho, sendo 20 diretos e 15 indiretos.
De acordo com Harry Horst Filho, superintendente da Santa Casa, a grande novidade é a informatização dos servições, que tornará o atendimento mais ágil e humanizado. “O processo interno, desde a entrada do paciente, consulta até os exames e medicação, passa a ser totalmente interligado. Prevemos aumento de 40% na capacidade de atendimento do pronto-socorro, passando dos atuais 22 mil mensais para 32 mil e a triplicação de nossa capacidade de internação”, comemora Filho.
Outro fator positivo é a sustentabilidade, já que a informatização reduzirá em 30% o consumo de papel e outras 10 mil folhas de filme radiográfico deixarão de ser utilizadas e descartadas no meio ambiente.
A fachada da Santa Casa de Mauá passou por reformas e, além do design moderno e contemporâneo, traz grande benefício aos pacientes, já que possui janelas blindadas a fim de reduzir a entrada de ruídos externos para o ambiente interno. A iluminação natural também prevalece sobre o projeto arquitetônico.
O próximo passo da Santa Casa será a construção de 20 novos leitos de UTI adulto, 10 para UTI pediátrica, outros 5 coronarianas, novo hospital de retaguarda com até 80 leitos e padronização de suas atuais instalações físicas. A instituição médica ainda estuda a implantação de uma escola de enfermagem para capacitação profissional.