
O ditado popular de que, na vida, é necessário plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro é bastante conhecido, mas o que pouca gente sabe é como começar o terceiro passo. Com isso, muitos desistem da ideia. Apesar de não ser fácil, finalizar e publicar um livro não é tão complicado. Foi por meio do exercício diário e da criatividade que Leiri Jasicki realizou o sonho. Neste sábado (29), às 19h, lança A Youtuber, o segundo livro, na Casa da Palavra, em Santo André.
Para quem quer começar a escrever, mas não sabe por onde, a dica de Leiri é bastante simples. “Apenas escreva, apenas comece”, diz. A jornalista ressalta que escrita é prática e que o importante é buscar o estilo no qual o autor se encaixe melhor, sem medo de começar coisas novas e nem de se arriscar.
Outra dica é encontrar o horário no qual a criatividade flui melhor e trabalhar nesse momento, além de compartilhar a obra com as pessoas e se afirmar como escritor, mesmo que seja apenas iniciante. Leiri ressalta que as críticas existirão e que servem de aprendizado para melhorar. “Aprenda com as construtivas”, ensina.
É por meio da escritoterapia que a psicanalista e biógrafa Bruna Ramos da Fonte ajuda pessoas a lidarem com questões internas e, até mesmo, descobrir novos talentos. Durante as sessões, a especialista ajuda os pacientes a colocarem para fora, por meio da escrita, questões internas que precisam ser resolvidas. E é durante esse processo que muitas pessoas, de várias idades, descobrem um talento que não sabiam que existia. A psicanalista afirma que isso se dá pelo processo de autoconhecimento, que permite uma percepção não apenas do próprio “eu”, mas de quem está ao redor. “Quanto mais você exercita a escrita do eu, mais você consegue transportar isso para o outro”, afirma.
Para quem tem desejo de escrever mais e melhor e não sabe por onde começar, Bruna recomenda perder o medo do papel e deixar as ideias fluírem. “Muitas vezes o que causa o bloqueio é o medo do julgamento; o importante é saber quem você é, sem se prender a modelos pré-definidos. Busque seu caminho, estilo e linguagem. Não tenha medo de ser quem você é”, recomenda.