
A terceira edição do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial vai acontecer em São Bernardo, município que conquistou em fevereiro o título de Município de Interesse Turístico, justamente pelo projeto local de turismo nas empresas. A cidade recebe por ano 7 mil turistas de todos os lugares do País e do Exterior, interessados em conhecer os processos produtivos das empresas. O congresso será realizado no Senac (Serviço Social do Comércio), no Centro entre os dias 15 e 17 de agosto.
O encontro, a exemplo do interesse por esse tipo de turismo de São Bernardo, também terá participação de atores de fora. Em entrevista ao canal RDtv, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, de São Bernardo, Hiroyuki Minami, adianta que haverá presença de palestrantes dos americanos e argentinos. “Foi graças ao turismo industrial de São Bernardo que conseguimos 15 empresas parceiras, recebemos cerca de 7 mil turistas anualmente, conquistamos o título de Município de Interesse Turístico e agora vamos ter o congresso”, destaca.
A participação da Argentina no congresso tem muito a ver com a relação das empresas, sobretudo as montadoras de veículos com o país vizinho. A crise das montadoras, que levou ao anúncio de encerramento da produção da Ford, em São Bernardo, envolve também a Argentina, já que as empresas enxergam a produção, como Mercosul, e não isoladamente. A Prefeitura demonstrou sua gestão de crise quando do anúncio da saída da fabricante de automóveis. “Hoje temos quase com certeza que será substituída por outro fabricante, só não se sabe quem será. Brevemente será feito o anúncio de que os empregados e colaboradores da Ford terão prosseguimento no trabalho”, comentou o secretário.
Verba
Junto com o título de Município de Interesse Turístico, a cidade vai receber uma verba anual de R$ 700 mil e a intenção é usar a verba para fazer um Centro de Recepção Turística. Minami esteve nesta quinta-feira (27/06) em área do bairro Nova Petrópolis, conhecida como Caixa D´água, que já é de domínio da Prefeitura como parte da Secretaria de Transportes. “Lá já tem um mirante de onde se vê toda a cidade”, comenta. O terreno deve ser definido até julho. Outra parte da verba será usada no parque Cidade da Criança para implementar o gabinete do prefeito mirim. Em outubro Giovana Massini, de 9 anos, vai tomar posse como prefeita. “Há 17 anos não se fazia o concurso de prefeito mirim, isso caiu no esquecimento. O parque hoje está revitalizado, mas falta divulgação. Com o concurso foi feito em todas as escolas municipais. Giovana fez bonita campanha e teve votação expressiva. Com mandato de dois anos, Giovana quer democratizar a entrada das crianças.