
Marcos simbólicos de Santo André como a Vila de Paranapiacaba, a Sabina, artista Luiz Sacilotto e o Paço Municipal, estão entre as imagens destacadas nos novos grafites da avenida Santos Dumont, no centro da cidade. O trabalho integra o projeto Arte Urbana – Marcos Simbólicos, iniciativa da Secretaria de Cultura.

As obras foram realizadas por quatro artistas selecionados através de convocatória pública. Foram escolhidos projetos de Odirlei Regazzo (Santo André), Denner Alves e Tiago Toes (São Bernardo), e Gleydston Barba (Rio de Janeiro).
“A iniciativa pretende difundir o patrimônio cultural, artístico, material e imaterial de Santo André mediante a promoção e apoio da arte pública e a da street art, além de valorizar a paisagem urbana da cidade”, afirmou Reinaldo Botelho, do Núcleo de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e responsável pelo projeto.

Conforme determinações da convocatória, os artistas participantes representaram os principais marcos simbólicos da cidade. Estão representados em sua dimensão simbólica o fruto do Cambuci e grafismos das calçadas da cidade.
Os projetos foram realizados nos fins de semana de 14 a 30 de junho, num total de 192 horas de trabalho. Foram pintados 2.652 metros de muros e paredes do Viaduto Santos Dumont. Para a realização, foram utilizados 1.152 litros de tinta e 680 latas de spray. Os quatro artistas contaram com o auxilio de 18 colaboradores.