O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), assinou nesta sexta-feira (26), a ordem de serviço para a obra de duplicação do viaduto Adib Chammas, principal ligação entre o primeiro e o segundo subdistrito. As intervenções vão durar cerca de 18 meses e a intenção é a redução do intenso trânsito entre dos dois lados do município.

Serão investidos R$ 15 milhões na intervenção, valor oriundo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Ajan Marques, os tabuleiros (parte de cima do viaduto) serão construídos sem a necessidade de escoramento. “É uma tecnologia das mais modernas e foi um pedido do prefeito para que se utilizasse esse para não atrapalhar o trânsito da avenida dos Estados”, explicou.
O Poder Executivo andreense estima que a duplicação desta via vai conseguir reduzir o tempo no trânsito para cada motorista em 30%. “Essa obra vai atender o pessoal do segundo subdistrito que com razão da falta de investimentos. Essa obra será o pontapé de uma série de obras que serão feitas na cidade. Nunca mais vamos ficar 15 anos sem obras de infraestrutura”, disse Serra em alusão ao viaduto Cassaquera que foi inaugurado em 2004.
A duplicação do viaduto que leva o nome do empresário e político Antônio Adib Chammas (1908-1978) estava colocado em seu projeto original. Desde sua inauguração em 1981, era uma promessa feita por vários prefeitos. A última intervenção no local aconteceu em 1992, no final da primeira gestão de Celso Daniel (PT, 1951-2002).
“Sempre que eu ia em um lugar e perguntava quantos viadutos cruzavam o Tamanduateí todos diziam um e eu sempre corrigia dizendo que tínhamos meio viaduto, pois faltava completar essa obra. Agora vamos ter”, completou o prefeito que também avisou que fará visitas da cada 60 dias para vistoriar a obra que será feita pelo consórcio comandado pela empresa TerraCom.