
Aproveitar a baixa temporada para viajar pode ser uma boa opção para quem sai de férias entre agosto e setembro. É quando as agências de turismo oferecem pacotes com preços até 30% inferiores em relação a julho ou a partir de outubro, meses em que as tarifas voltam a subir. Na baixa temporada, os destinos nacionais custam menos em hospedagem, restaurantes e passeios para atrair mais turistas.
Além disso, nestes dois meses tudo é menos disputado e os atrativos culturais permanecem, e neste quesito um dos alvos é agradar os estrangeiros. Nessa época, em países da Europa e América do Norte, muita gente está de férias de verão e vem ao Brasil. “Agosto e setembro é ainda melhor que abril e maio, que deixam de ter atrativos por conta da baixa demanda de turistas também de fora”, completa Ana Matos, sócia da agência de viagens ABC Fly, em Santo André.
Ana cita, como exemplo de destinos interessantes, o Sul da Bahia e Porto de Galinhas, praia localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco. “A baixa temporada é ótima para esses destinos, pois não é cheio de gente, como no verão. Além disso, as praias são muito bonitas e ótimas para quem procura tranquilidade”, explica.
A ABC Fly oferece pacote de uma semana, com pousada mais viagem aérea para Arraial d’Ajuda, no Sul da Bahia, com preços a R$ 1,8 mil, por pessoa. Outro destino é Porto de Galinhas, com pousada mais aéreo a partir de R$ 1,8 mil. “Não dá para estabelecer um preço fixo, porque depende de cada caso, mas tudo varia conforme a hospedagem e localização, porém o preço é bem mais em conta”, completa.
Outro exemplo vem da agência Numatur, também em Santo André, que também indica como destino o Nordeste. “A região nordestina inteira tem queda nos preços, chegam a cair 30%, principalmente para Porto de Galinhas, que tem grande baixa no valor comparado à alta temporada”, diz Erica Carmo, supervisora da agência.
Além do Nordeste, outra opção é a região Sul que, além de oferecer descontos em pacotes completos, tem diversos atrativos culturais. A supervisora aponta a Serra Gaúcha, região no Nordeste do Rio Grande do Sul, por oferecer diferentes culturas, sempre o presentes, mesmo com a baixa temporada. “É legal, pois lá o turista tem acesso a diversas tradições, como alemãs e italianas, que são muito fortes e fogem do destino praia”, afirma Erica.
Já para quem procura pacotes internacionais, os destinos mais indicados na baixa temporada são Caribe e Orlando, nos Estados Unidos. “São lugares ótimos, ainda mais agora que o preço também está em queda, é difícil passar um valor certo, até por conta do dólar. Porém estes destinos são muito procurados e nesta época os preços estão ótimos”, diz a supervisora.