
É comum idosos aposentados terem de lidar com ofertas de empréstimos e benefícios disponibilizados por instituições financeiras. Mas, na maioria das vezes, o que aparenta ser uma proposta irrecusável acaba por provocar dor de cabeça para estes beneficiários.
Para combater casos como este, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a Secretaria Nacional do Consumidor, o Banco Central e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) formaram um GTI (Grupo de Trabalho Interinstitucional), que será responsável por fazer diagnósticos sobre ofertas de créditos e análises de problemas relacionados a assédio indevido por parte das instituições financeiras e a vazamento de informações.
Vale lembrar que o INSS já possui norma que proíbe bancos e outras instituições financeiras de oferecer empréstimos consignados aos segurados por 180 dias após a concessão do benefício e o bloqueio por 90 dias para a contratação na modalidade crédito.
A aposentada Damares Santana, 66, foi vítima de um golpe em 2014, quando percebeu um desconto no valor de R$411 da conta bancária. Ao procurar o banco, a moradora de Santo André foi informada de que a quantia havia sido descontada diretamente da aposentadoria, então a responsabilidade era da Caixa Econômica. Damares procurou esclarecimento no banco e descobriu que um empréstimo de R$ 20 mil, parcelado em 72 vezes, havia sido solicitado com documentação falsificada. “Fiz boletim de ocorrência e entrei com processo contra eles”, afirma a aposentada, que conseguiu o valor de volta.

Além dos golpes, o incômodo com ligações persistentes também é um problema para os idosos. Jandira Peteleira, 73, conta que recebe inúmeras ligações com oferta de benefícios por parte de bancos, nos quais nem possui conta. “Eles pegam meus dados pelo convênio e ligam dizendo que tem dinheiro disponível para fazer empréstimo, mas eu nunca aceito, já sei que muitas vezes é enganação”, diz Jandira.
Para o beneficiário se proteger, o INSS recomenda não entregar o cartão ou a senha do banco a terceiros, nem mesmo para parentes e amigos, ou repassar dados pessoais, além de sempre ficar atento a ofertas suspeitas e nunca aceitar nada que seja duvidoso. No caso de suspeita de golpe ou irregularidade, a vítima deve cadastrar imediatamente a reclamação na Ouvidoria do INSS, por meio do telefone 135 ou do site gov.br/meuinss.