
A Seduc (Secretaria Estadual da Educação) anunciou nesta quarta-feira (21/8) que irá expandir o PEI (Programa de Ensino Integral) a partir de 2020. Para isso, as escolas terão de demonstrar interesse até 13 de setembro. A expectativa da secretaria é atender cerca de 100 unidades escolares, que tenham, em média, 500 estudantes cada.
Neste programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada, que inclui preparação para o mundo do trabalho, orientação de estudos, experiências práticas de ciências, tutoria personalizada com professor, além de clubes juvenis, em que os alunos se auto-organizam de acordo com seus temas de interesse, como dança, xadrez, debates etc. A carga horária é de até 9h30 – na rede regular a jornada é de 5h.
O investimento da Seduc no Ensino Integral ajuda a cumprir às metas previstas nos planos nacional e estadual de educação, que determinam que 50% das escolas devem oferecer essa modalidade de ensino até 2024 e 2026, respectivamente.
Vantagens
Estudos apontam que o ensino integral ajuda a melhorar a aprendizagem dos alunos e aumenta a empregabilidade e a renda dos egressos. Os alunos do ensino médio das escolas do PEI tiveram desempenho no último Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) 1,2 ponto maior em relação aos estudantes das escolas regulares.
Outra vantagem do modelo é permitir que os professores atuem em regime de dedicação integral em uma escola, com mais tempo para estudo e preparação de aula. Para isso, recebem uma gratificação de 75% no salário-base. Hoje 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade.