
Após meses de reclamações, moradores do bairro Parque São Bernardo, em São Bernardo, ainda convivem com o esgoto a céu aberto, na rua Alameda Minas Gerais, altura do nº 900. Segundo os munícipes, o local tem lhes trazido preocupações há três anos.
O representante do bairro Alberto Andrade da Silva, de 50 anos, que entrou em contato com o RD há dois meses e agora busca novamente ajuda para solucionar o caso, diz que o esgoto está na mesma situação.
“Quando reclamamos da primeira vez [18/6], a Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo] disse que precisaria de uma limpeza da Prefeitura antes de fazer o serviço. A Prefeitura veio fazer a limpeza, mas a Sabesp não retornou”, conta.
Diante da exposição ao esgoto e lixos no entorno, moradores se preocupam com doenças provindas da contaminação do local e dizem já haver casos de dengue no bairro. “Duas pessoas no bairro foram diagnosticadas com dengue em menos de três meses. Aqui tem bastante foco do mosquito por causa do lixo e da água parada”, diz Silva.
Outra situação que incomoda e chama a atenção de Silva é a entrega de prédios residenciais, realizada no último sábado (24/8) na região. “Amanhã [31/8] os futuros moradores do prédio irão se mudar e o esgoto ainda permanece nesta situação. São mais pessoas expostas aos perigos que o local traz”, afirma.
Procurada, a Sabesp informa que, após tomar conhecimento de que o local indicado já havia recebido o serviço de limpeza da prefeitura, iniciou na segunda-feira (2/9) o conserto do coletor de esgoto existente no endereço e deve concluir os trabalhos até a sexta-feira (6/9), de modo a solucionar o problema. A Companhia ainda pede desculpas pelos transtornos e esclarece que não pôde iniciar o reparo antes porque aguardava a limpeza do local.