
Santo André assinou convênio com três novas parceiras para o programa Turismo Industrial e de Inovação. A Cervejaria Madalena, o Senai A. Jacob Lafer e o Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) agora passam a fazer parte do programa, que promove visitas monitoradas em indústrias, empresas ou instituições, por intermédio do município.
Com o convênio, a Cervejaria Madalena e o Senai A. Jacob Lafer integram o quadro de empresas que podem receber visitas monitoradas, juntamente com a Braskem e a Unipar. Já o Itescs será apoiador que auxiliará na divulgação e na captação de visitantes, a exemplo do que já é feito com a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). A Rhodia Solvay está em processo de negociação avançada e já recebe visitas experimentais. Em todos os casos, o convênio é de um ano, com possibilidade de renovação.
Novos parceiros
Fundada em janeiro de 2012, a Madalena é uma cervejaria artesanal situada no bairro Santa Maria. No local, os visitantes poderão realizar visitas monitoradas com acompanhamento de sommelier para conhecer o processo de produção da cerveja e realizar degustações.
Referência na formação de trabalhadores qualificados para a indústria, o Senai A. Jacob Lafer tem excelência na infraestrutura oferecida aos alunos. Com a visita, poderão ser acompanhados de perto laboratórios, maquinários e equipamentos da instituição. O local é considerado Centro Modelo de Educação pelo Departamento Nacional do Senai.
Já o Itescs é uma associação sem fins lucrativos voltada à pesquisa e ao estudo da Tecnologia da Informação, com o objetivo de alavancar negócios para as empresas e gerar trabalho e renda para os cidadãos. Com os serviços, a instituição orienta os empresários da região, oferece ferramentas e recursos para aumentar receitas e, com isso, colabora para o crescimento dos municípios.
Turismo Industrial e de Inovação
Ao todo, o Turismo Industrial e de Inovação de Santo André já recebeu cerca de 230 visitantes em 13 ações, 12 pilotos e uma oficial, realizada em julho. A ação visa estimular visitas monitoradas às indústrias, empresas ou instituições parceiras. Os empreendedores abrem as portas para que grupos de pessoas interessadas possam conhecer a estrutura, a forma de produzir, as tecnologias empregadas, bem como os produtos gerados.
As visitas ocorrem com agendas pré-determinadas e roteiros específicos elaborados pela própria empresa. A parceira define uma equipe responsável e áreas a serem visitadas, dias e horários.
A empresa/instituição que tiver interesse em participar do projeto ou obter mais informações pode entrar em contato com o Departamento de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo, por meio do e-mail rgallino@santoandre.sp.gov.br ou dos telefones 4433-0752 e 4433-0198.