
O tempo bom levou milhares de pessoas aos desfiles cívicos na região do ABC. Em Diadema alguns professores resolveram sair às ruas não de verde e amarelo, mas de preto, em protesto contra os cortes de verba da educação.
Em Diadema o tema do desfile foi “Amor pela cidade e respeito à História”, a cerimônia teve início com o hasteamento da bandeira e trouxe algumas novidades como o hino nacional e da cidade cantados à capela e a montagem de um painel simbolizando a bandeira da cidade com figuras trazidas pelos alunos municipais durante o desfile. “Este é o sétimo ano do desfile cívico de nossa cidade. Hoje, Diadema traz um tema muito importante, que é a origem do nosso povo. Eu só tenho a agradecer aos emancipadores e ao primeiro prefeito Evandro Caiaffa Esquível, também professor, por acreditar num futuro novo e numa nova cidade”, afirmou o prefeito de Diadema, Lauro Michels, ao entregar uma menção honrosa à filha do emancipador, Vânia Silva Esquível Denari. A empresa Inbra Indústrias Químicas também foi homenageada por ser uma das firmas mais antigas instalada no município.
Após a fala das autoridades, o desfile teve início com os grupos motorizados como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, Exército Brasileiro, guardas civis Municipal e Patrimonial, Bombeiros Voluntários – GRATE (Grupamento de Resgate Aquático e Terrestre). Também desfilaram os parceiros Jeepeiros de Diadema, moto clubes, Das Classic Custum com carros antigos, Pedal Diadema, Clube Old Car Cem Milhas, Fusca ABC, APAE Diadema, Instituto Enéas Tognini, Universidade Aberta às Pessoas Idosas, entre outros.
Participaram as fanfarras da Escola Estadual Miguel Reali e do Clube dos Desbravadores e bandas como da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, da SODIPROM e da escola João Ramalho. Desfilaram também representantes das secretarias de Defesa Social, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Transporte, Segurança Alimentar e da Fundação Florestan Fernandes.
Em São Caetano o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), o presidente da Câmara de vereadores, Pio Mielo (MDB) e secretários municipais assistiram aos desfiles do palanque montado na Avenida Presidente Kennedy. 36 instituições participantes, entre as secretarias municipais, Polícia Militar, escolas públicas e particulares do município e outros departamentos ligados à administração pública, como a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil. O evento teve a apresentação de bandas e fanfarras das escolas de Ensino Fundamental da cidade.
Em Santo André, da mesma forma o prefeito Paulo Serra (PSDB) assistiu ao desfile ao lado de autoridades da cidade. A avenida Firestone, no bairro Casa Branca, foi o palco das comemorações. “Mais de 7 mil pessoas aqui presentes, todas muito animadas. Sentimento de orgulho está sendo retomado em Santo André e todo o Brasil”, comentou o prefeito.