
A partir desta terça-feira (10/9), quem passa pela estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa) da CPTM pode apreciar a exposição Traços de Paranapiacaba, que tem autoria da artista plástica Teresa Saraiva e reúne imagens da histórica Vila Ferroviária pertencente a Santo André.
A exposição é composta por 13 desenhos, dos quais sete compõem uma grande imagem de 3,5 metros. As outras obras formam trípticos, que são desenhos constituídos por três partes, de 1,5 metro.
As figuras são em preto e branco, feitas com grafite sobre o papel Ingres Fabriano, e trazem os traços típicos da artista, com cenários significativos, como a torre do relógio, que pode ser vista na chegada à vila, a Igreja Bom Jesus e o grupo escolar Senador Lacerda Franco, que data de 1919 e atualmente é a sede administrativa da Prefeitura.
A exposição foi exibida pela primeira vez em 2017 e acompanhou o lançamento do livro homônimo, que tem prefácio de Benedito Lima de Toledo. Após passar por Tamanduateí, a mostra segue para a estação da Luz. Por último, a parada será na estação Jundiaí, pelos trilhos que um dia foram conhecidos como Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.
Exposição Traços de Paranapiacaba
Data: de 10 de setembro a 10 de outubro
Local: Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa)
Data: de 10 de outubro a 10 de novembro
Local: Estação Luz (linhas 7-Rubi e 11-Coral)
Data: de 10 de novembro a 10 de dezembro
Local: Estação Jundiaí (Linha 7-Rubi)
Grátis para passageiros