Foi inaugurado neste sábado (14), o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) Zoraide Maria Rampasso, no bairro Mauá, em São Caetano. Com investimentos de R$ 2,4 milhões, a unidade receberá pacientes com os mais diversos tipos de compulsão e vícios para tratamento psicoterapêutico. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) também anunciou um projeto de lei para dar auxílio financeiro para que munícipes possam adquirir remédios.

Voltada a princípio para receber pacientes com vício em bebidas alcóolicas ou drogas ilícitas, o novo equipamento de saúde também vai acolher pessoas com compulsão em jogos, internet, compras e outras situações. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, sendo que o local receberá desde pacientes que precisam de tratamentos “mais leves” até aqueles que necessitarem de passar o dia inteiro no local.
“Este é um equipamento de saúde muito esperado. Vai receber com conforto, com carinho, com humanização e com competência os nossos pacientes, vítimas desta epidemia contemporânea. A drogadição é uma verdadeira epidemia, uma patologia que muitas vezes é incurável, sabemos disso, mas é de possível controle quando é estabelecida uma ajuda profissional”, comentou a secretária de Saúde, Regina Maura.
Em caso de necessidade de internação de curta permanência, o paciente será encaminhado para o Hospital Albert Sabin, os de maior tempo para o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Segundo a chefe da pasta, com a nova unidade, a cidade conta com equipamentos que podem atender tais casos 24 horas por dia.
Auricchio destacou a retomada da obra. Iniciada em 2014 e com entrega agendada para 2016, o equipamento ficou com suas intervenções paradas por quase um ano. Retomada no final de 2017, a construção ficou pronta após acertos junto à Caixa Econômica Federal.
“Passamos cerca de 20 meses catando as coisas, juntando dinheiro, acertando as finanças e agora estamos com uma grande agenda de inaugurações. Não temos mais sábado e domingo, pois são muitas e isso é fruto de todo o empenho da equipe da Prefeitura”, disse o prefeito.
Medicamentos
O líder do Palácio da Cerâmica aproveitou a inauguração para entregar ao Legislativo o projeto de lei que cria o programa Pró-família Assistência Farmacêutica. A ideia é que a partir de outubro 3 mil pessoas possam receber mensalmente R$ 60 para ajudar na compra de medicamentos.
O primeiro grupo de beneficiados serão os idosos de baixa renda, pessoas em tratamento contra o câncer e aqueles que têm doenças raras. A expectativa é que a propositura seja votada já na próxima semana.