Com investimento de R$ 186 milhões a Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) que mantém o Ceasa do ABC, vai iniciar o processo de concessão cujo vencedor vai construir um mercado municipal e um centro de compras, segundo expectativa da prefeitura de Santo André, pode gerar até 4 mil empregos.

A proposta é aumentar o número de boxes de 63 para 216 e as pedras (mini-balcões que funcionam sobre mesas de alvenaria) passariam de 20 para 132. “Não vai ser gasto dinheiro público nenhum, vamos lançar o edital em 15 dias para atrair investidor”, explicou o superintendente da Craisa, Reinaldo Messias da Silva. A intenção é aproveitar que Santo André será diretamente beneficiada com a intenção do governo estadual de mudar o Ceagesp do atual endereço na Capital. “O Ceagesp foi levado em consideração neste projeto que foi potencializado com a notícia da transferência”, disse o prefeito Paulo Serra, que participou de entrevista coletiva, juntamente com o superintendente da companhia.
Segundo Silva a obra vai demorar dois anos e seis meses para ficar pronta. A expectativa é quadruplicar o volume de, grãos, frutas, legumes e verduras comercializados, hoje em 50 toneladas por mês. O prazo de concessão é de 30 anos e podem participar consórcios de empresas ou apenas uma empresa. A prefeitura vai receber 3% da receita, portanto vai receber quem oferecer o maior retorno. “Será como um leilão reverso, vence quem apresentar a maior oferta”, detalhou Paulo Serra.