A adolescente I.B.F., de 17 anos foi ferida com uma facada no pescoço, na tarde desta quarta-feira (2), no Colégio Ábaco, em São Bernardo. Segundo Polícia Militar, um garoto de 15 anos confessou ter sido o autor do ataque. Ainda não há confirmação sobre os motivos da ação. A garota foi internada no Hospital Assunção onde está em observação, mas não corre risco de morrer.

Segundo informações do 2º Subtenente da PM Wesley Xavier, o garoto estava com uma faca de cozinha e se escondeu em um dos boxes do banheiro feminino. A vítima entrou com algumas amigas, assim que ficou sozinha houve o ataque. A mão do agressor acabou esbarrando no óculos da garota, fato que segundo a PM ajudou a evitar um ferimento maior.
A vítima foi prontamente levada para o Hospital Assunção e a Polícia Militar afirma que houve um ferimento leve e a adolescente levou alguns pontos. Após a verificação das imagens das câmeras de segurança, o garoto foi identificado e apreendido em sua residência. O caso é apurado pelo 3º DP, próximo ao local do ocorrido.
Ainda não há por parte da Polícia Militar informações sobre a motivação do crime, pois a vítima não soube identificar o agressor. O delegado Victor Borges, do 3º Distrito Policial, disse no início da noite que o adolescente ainda não tinha sido ouvido pois estava agitado. “Estamos esperando para que ele se acalme para então ouvi-lo. Chamamos uma psicóloga da escola e a família trouxe também outro profissional da área”. Borges disse ainda que conversou com a família para saber se o jovem teve alguma mudança de comportamento ou trauma, mas soube dos familiares que nada de extraordinário foi notado. “Os familiares disseram que é um jovem comum, como tantos outros, gosta de ficar isolado no quarto, gosta de videogames e que não tem problemas mais sérios”.

A polícia já apurou que a faca usada no ataque e que foi apreendida, foi levada pelo adolescente de casa. “Trata-se de um talher comum encontrado em qualquer cozinha”, explicou o delegado que elogiou a ação rápida do colégio. “O episódio aconteceu as 16h30 e as 16h50 já tínhamos a autoria. Tudo porque o colégio agiu rápido”. Depois do crime o autor se uniu aos demais alunos do colégio que foram dispensados mais cedo. Ele foi detido em sua casa, confessou a autoria e não ofereceu resistência. A polícia agora vai tentar descobrir a motivação do crime, se algum tipo de fixação do jovem não correspondida, ou se ele, por alguma razão, decidiu atacar alguém e a jovem foi uma vítima escolhia a esmo.
Em nota oficial, o Colégio Ábaco informou que “houve um incidente no interior da Unidade João Firmino e todas as providências foram tomadas. Os fatos estão sendo apurados. Todos os alunos passam bem e nenhum deles corre risco. Assim que tivermos mais informações, será feito um novo pronunciamento”.
O Hospital Assunção, que fica próximo ao colégio, enviou nota na qual informa que a menor I.B.F., 17 anos, deu entrada no pronto socorro da unidade vítima de ferimento corto contuso. A jovem foi submetida a avaliação médica e exames. Encontra-se estável no momento e em observação.
Ainda de acordo com o delegado Victor Borges, o jovem de 15 anos será mantido em outra delegacia, que não foi divulgada, e nesta quinta-feira (03) será encaminhado ao Fórum onde será ouvido pelo Ministério Público, que vai definir qual o encaminhamento dado ao jovem, se medida sócio-educativa com internação na Fundação Casa ou se ele poderá ficar com os pais e fazer tratamento psicológico.