
O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (10/10) os finalistas da etapa São Bernardo do Festival Gastronômico Feito em São Paulo. As iguarias serão apresentadas em 18 de outubro, das 17h às 22h, no Estúdio e Pavilhão Vera Cruz (avenida Lucas Nogueira Garcéz, 856, Centro).
Dos oito finalistas (quatro pratos e quatro produtos), três são do ABC: o bolinho japonês, do Bar do Bolinho, e a parmegiana invertida, do Amí Bistrô, ambos de São Bernardo, foram classificados na categoria prato; já o ravioli de cordeiro, feito pela Famiglia Barberini, de Santo André, foi escolhido na categoria produto.
Os demais participantes da etapa regional são a Cozinha Show (Osasco), com a paella caipira, e a Comedoria Dona Ana (Capital), com a fogazza de vegetais com queijo, na categoria prato; a Vida Natural (Mairiporã), com caponata de coração de bananeira, a A.chef. Cozinheira (Capital), com cuscuz vegetariano, e a Mais Sabor Temperos e Especiarias (Capital), com o prato mais sabor, na categoria produto.
No dia do evento, os finalistas disponibilizarão porções pré-preparadas para venda a preços populares (entre R$ 15 e 25) e também para degustação da comissão técnica. Nesta data, serão escolhidos dois produtos e duas receitas, que participarão da etapa final, a ser realizada de 24 a 27 de outubro, no Memorial da América Latina.
Essas iguarias se juntarão aos outros 28 pratos e 28 produtos vencedores das demais macrorregiões, que serão expostos e vendidos a preços populares pré-determinados em acordo com a organização. No evento será lançado mapa com as Rotas Gastronômicas.
O objetivo do evento é celebrar a identidade, a potência e a diversidade da culinária do Estado, com envolvimento de produtores, chefs e restaurantes, por meio de receitas e produtos emblemáticos, que são levados para conhecimento e consumo público.
Além de São Bernardo, as cidades-anfitriãs inseridas nas outras 14 macrorregiões são: São Carlos, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Campinas, Taubaté, Santos e Registro, com etapa final em São Paulo.