
A Diocese de Santo André, que coordena o trabalho das igrejas e comunidades católicas no ABC, oficializou a criação de mais uma paróquia dedicada à Nossa Senhora Aparecida. A mais nova igreja da região fica no Parque Selecta, em São Bernardo, e se soma a outras quatro paróquias, um santuário, uma “quase paróquia” e 29 comunidades religiosas dedicadas à padroeira do Brasil, o que demonstra a grande quantidade de devotos no ABC.
No mês em que se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), a igreja do Parque Selecta está duplamente em festa. Primeiro por conta do decreto que elevou a capela à paróquia e segundo pelo mês da santa com diversas atividades previstas, como uma romaria até o Santuário Nacional de Aparecida, no dia 23.
O padre José Aparecido de Sousa, pároco da igreja Imaculada Conceição Aparecida, como se chama a nova igreja do Parque Selecta, conta que o trabalho para elevar a capela à categoria de paróquia começou em julho do ano passado e teve grande participação da comunidade até que o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini assinou o decreto no dia 5 de outubro. “Para mim foi um desafio que eu recebi no ano passado, eu gosto de desafios, mas também foi um trabalho muito grande de toda a comunidade”, afirma.
Segundo o pároco, a transformação já fez mudanças. As missas atraíram mais fiéis – nos finais de semana são seis celebrações e cada uma recebe em média 450 fiéis. “O número de missas atrai mais pessoas, que automaticamente se comprometem mais. Praticamos aqui três coisas: o acolher bem, o atender bem e o celebrar bem e, com isso, as pessoas participam mais das atividades da paróquia, porque se sentem parte dela. Esse é o resgate da luz do batismo”, relata o pároco.
A mais antiga igreja dedicada à Nossa Senhora Aparecida fica em São Caetano. A igreja da rua Flórida, 975, no bairro Barcelona, foi criada em 1955. As demais ficam no Parque Novo Oratório, em Santo André; no Jardim Zaíra, em Mauá; e no Alves Dias, em São Bernardo. A paróquia da Paulicéia, em São Bernardo, foi elevada a Santuário em 2011. A região tem ainda uma “quase paróquia”, no Jardim Casa Grande, em Diadema, que significa estar em processo de se transformar em paróquia.
No sábado (12), quando se comemora o dia da padroeira, a Diocese tem programação especial. Dom Pedro Carlos Cipollini celebra às 10h a Ordenação Diaconal do Aparecido, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Zaíra, em Mauá; e às 19h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Paulicéia, em São Bernardo. Dom Nelson celebra às 18h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Barcelona, em São Caetano. Já a missa e a procissão no Oratório Nossa Senhora Aparecida ocorrem a partir das 16h. O local fica próximo aos hospitais Brasil e Mário Covas, em Santo André.