
A partir do dia 26 de outubro, a Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, passará oferecer aos sábados oficina literária conduzida pela escritora e jornalista Daiana Barasa. O objetivo dos encontros semanais, que têm entrada gratuita, é estimular a leitura e a escrita criativa.
Uma das razões da criação do projeto, segundo Daiana, é desmistificar que escrever é complexo. “Se surge, por exemplo, a necessidade de fazer uma redação, logo a pessoa diz ‘não escrevo bem, não sei’. A ideia é fazer a pessoa perceber que ela pode, que não é algo de outro mundo. Ela consegue ter boas ideias e colocar para fora aquilo que está dentro dela, consegue se expressar por meio da escrita”, diz.
Na oficina, vários gêneros serão trabalhados, um por aula. O intuito é, a partir dos encontros, estimular produções por parte dos participantes. “Todos estão convidados, jovens, adultos e idosos. Com o tempo, vamos pensar em atividades apenas para o público infantil. Mas a ideia é que futuramente o que for produzido de legal nas oficinas possa ser exposto na Casa em projetos maiores, como exposições”, adianta.
A escritora conta que se divertir ao escrever não foi algo que fez desde sempre. “Escrevi apenas por escrever durante boa parte da minha vida. Depois de um tempo, de um jeito que nem sei explicar, comecei a escrever primeiro sobre o que pensava. Errava muito, mas continuava a exercitar, assim surgiram crônicas”, recorda.
O primeiro livro de contos da autora, Na Atemporalidade das Palavras – O Brio, o Vento e o Talvez – lançado pela Cia do eBook em 2017, não foi desde o início o projeto de um livro. “Escrevia por diversão, porque queria contar aquelas histórias. No processo, percebi que era um livro e publiquei”, relata.
Em 2018, Daiana lançou o segundo livro, Mulher Quebrada, pela Chiado Editora. “Esse foi um projeto mais cuidadoso. Foi um primeiro romance e resultado de algo que vivenciei profundamente na alma. A escrita faz isso, ela materializa sentimentos e emoções”, diz.
Oficina Literária – Casa da Palavra Mário Quintana
Data: 26 de outubro (sábado), às 15h
Local: Casa da Palavra Mário Quintana – Praça do Carmo, 171, Santo André
Entrada gratuita
Telefone para mais informações: (11) 4437-3526