
A Black Friday está programado para o dia 29 de novembro, mesma data limite para o pagamento do 13º salário. Embora seja um dinheiro a mais no orçamento, 74% dos brasileiros que receberão o benefício não irão usá-lo para as compras, segundo pesquisa realizada on-line com 1.297 pessoas do site oficial do evento (www.BlackFriday.com.br), que pertence ao grupo LeadMedia.
Ricardo Bove, idealizador da Black Friday, afirma que os brasileiros costumam usar o 13º para quitar dívida. A renda extra ajuda indiretamente nas compras da Black Friday, visto que o consumidor tem mais liquidez, mas não diretamente, como esperado. “Isso demonstra maior maturidade do brasileiro em relação ao consumo”, analisa.
De acordo com a pesquisa, 82% dos brasileiros costumam usar cartão de crédito como meio de pagamento na Black Friday e 69% parcelou suas compras em 2018. Além disso, 98% dos entrevistados vão comprar algo para si este ano. Dessa forma, com análise nos produtos adquiridos no ano passado e aqueles que elas pretendem comprar, é possível perceber um comportamento: grande parte aproveita a data para trocar de celular e renovar a casa.
O primeiro item que será mais procurado este ano é o celular: 37% dos consumidores disseram que pretendem comprar um novo. Compete, quase diretamente, os eletrodomésticos: 36% das pessoas querem comprar itens novos para casa. Aquela TV da última geração com um bom preço é a terceira mais desejada pelos consumidores do Black Friday: 29% planeja investir neste bem.
Pesquisa x oferta imperdível
Embora as pessoas saibam o que querem comprar (51% dos entrevistados disseram que em 2018 compraram os produtos da sua lista) e pesquisem antes do evento (97% já têm uma ideia dos preços antes), a pesquisa mostrou que 51% dos consumidores compraram algo que não estava planejado. “Isso mostra que os brasileiros se preparam para o evento, mas se rendem às oportunidades da data. Eles acessam o site para ver as ofertas e se deparam com descontos, isso faz com que eles queiram aproveitar. E eles não gastam pouco”, relata Bove.
Cerca de 70% pretendem gastar mais de R$ 500, e 47% mais de R$ 1.000. Entre os entrevistados, 26% pretendem comprar para terceiros e 42% destes pretendem desembolsar menos de R$ 200. O preço, como já esperado, é o principal fator que determina a compra para 90% dos entrevistados.
No entanto, o segundo fator mais importante para os brasileiros é a confiança na loja (61%), antes mesmo do custo do frete (45,1%). “O mercado on-line brasileiro está em consolidação, diferente dos EUA e da Europa, por exemplo. Por ainda ser uma novidade para muitos, o brasileiro tende a ser desconfiado no que diz respeito ao meio digital. Por isso, ele é mais fiel e tende a comprar sempre na loja que já conhece e teve boa experiência”, analisa Bove.