
Com um dos maiores parques fabris no Estado, cerca de 1.200 empresas, São Bernardo promove circuitos por meio do programa Turismo Industrial, que tem alavancado o interesse da comunidade estudantil e especialistas dos mais diferentes setores. Há mais de 300 visitantes por mês.
Para oferecer uma imersão aos turistas, os circuitos podem incluir visitas a dezenas de empresas, sendo ou não de uma mesma cadeia produtiva, e se estender por alguns dias, caso da escolha dos grupos de universitários que aportaram na cidade, na última semana, vindos das cidades de Lajeado (RS) e Ribeirão Preto (SP).
Repercussão
Para o professor Alexandre Feil, da Univates (Lajeado), trata-se de uma experiência única. “É o primeiro ano que exploramos essa atividade, sem dúvidas, ideal para vivenciar como funciona as empresas fora daquelas que vemos em nossa região. Após a excursão, os alunos passam a integrar de forma mais ampla e assertiva os desafios propostos em sala de aula e também em suas rotinas de trabalho”, reforça.
O aluno Luis Henrique Gottems observou ainda a modernização incorporada aos mais diferentes setores no município. “Não é apenas por estarmos em cidade e região diferentes, nem há relação direta com o tamanho das empresas, é notável o esforço das companhias em aprimorar seus processos e aplicar a tecnologia da informação para gerar mais produtividade e evolução ao produto ou serviço, ao público final”, apontou.
Os visitantes de Ribeirão Preto retornaram ao roteiro temático num grupo formado por 18 estudantes das graduações de engenharia de produção e administração, para explorar as atividades desses segmentos, inerentes a muitas empresas visitadas para, nestas próximas semanas, poderem compartilhar impressões e dar novos horizontes aos exercícios em sala de aula. “A cada semestre, organizamos uma turma para essa imersão extraclasse, que inclusive se efetivou em nosso calendário de atividades, nos diferentes cursos da Unaerp. Já trouxemos mais de 100 estudantes para essa experiência, sempre quem vem quer voltar e os próximos já aguardam com alguma ansiedade”, conta o professor Christian Carvalho Ganzet, de Engenharia de Produção e Administração.
Balanço
Neste ano, a Prefeitura já recebeu cerca de 300 visitas, com turistas de mais de 200 cidades, incluindo estudantes e profissionais de 16 países diferentes. Os turistas contam com roteiros diversificados que incluem as 18 companhias parceiras desse projeto pioneiro na cidade.
Além disso, por pertencer ao Grupo de Municípios de Interesse Turístico, São Bernardo conta com aporte anual aproximado de R$ 700 mil para desenvolver, ainda mais, as atividades correspondentes deste segmento. Agora, a expectativa é que o repasse estadual previsto para 2019 e 2020 permita ao município colocar em prática o projeto para construção do Centro Turístico de São Bernardo, cujo objetivo é melhor atender os turistas da cidade.