Assine nosso podcast Spotify

Uma Arara-canindé foi vista pousada em uma árvore da rua General Glicério, em Santo André, na manhã desta segunda-feira (28/10). De acordo com as primeiras informações, quem identificou a ave foi o proprietário da loja Recanto Bercinho de Ouro, que resgatou a arara e acionou a equipe do Corpo de Bombeiros.
As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estiveram no local, recolheram o animal silvestre e encaminharam para o centro de triagem para verificar a saúde da ave e iniciar a reintrodução do animal na natureza.
A arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela, arara-azul-e-amarela, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. A orientação do Semasa é que, ao se deparar com qualquer tipo de animal silvestre, é importante buscar ajuda de órgãos responsáveis pelo manuseio e resgate do mesmo.