
A mostra vai expor produtos e talentos ligados a gastronomia, cultura e artes do Projeto Jardim Santo André, em que a CDHU desenvolve projetos sociais junto à comunidade, voltados a cidadania, cultura, identidade com o espaço habitado, promoção da autonomia e emancipação comunitária, requalificação profissional, geração de renda e sustentabilidade.
O evento no Jardim Santo André terá música, dança, culinária, exposição de produtos, artistas locais, feiras de artesanato e de pratos típicos das regiões norte, nordeste e mineira. Pratos veganos e comidas naturais estão incluídos nas exibições. Artistas como o rapper Arnaldo Tifú, a performer Luana Albeniz, o músico e poeta Luck Vas e outros artistas locais das áreas de atuação social da CDHU estão confirmados na mostra.
Além da exibição cultural e gastronômica, os visitantes poderão usufruir do Tour das Artes, com paredes e muros onde estarão expostas obras de artistas do grafitti do ABC e de São Paulo, como B-47, EMOL, Pixote e Dan Roots. A entrada é gratuita e os visitantes poderão participar de workshops gratuitos sobre plantio, culinária e artes.
A área de intervenção do Programa de Urbanização Integrada do Jardim Santo André possui cerca de 1.500.000 m² e é composta por seis núcleos de favelas: Lamartine, Dominicanos, Cruzado, Missionários, Campineiros e Toledanos, distribuídos em 6 Glebas.Em 1980, iniciou-se processo de intervenção no Jardim Santo André com o reassentamento de famílias em unidades habitacionais construídas e financiadas pela própria Companhia. Mais de três mil famílias já foram beneficiadas com novas moradias. Nos anos 1990, a CDHU deixou de ser apenas produtora de moradias e passou a investir também em urbanização, isto é, remoção mínima de moradias, mantendo boa parte das famílias no próprio local.
1ª Mostra Cultural e Gastronômica do Jardim Santo André
Data: 9 de novembro (sábado), das 13h às 19h
Local: rua Hamurabi, 375, Jardim Santo André/ Núcleo Lamartine, Santo André
Entrada gratuita